Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 16 de dezembro de 2023

III DOMINGO DO ADVENTO - Ano B

 




Viver alegres na esperança

   


Caminhada do Advento ao Baptismo do Senhor

3.ª semana do Advento: A alegria de evangelizar: a doce e reconfortante alegria.

No terceiro domingo, a 1.ª leitura (Is 61,1-2.10-11) desenha-nos a figura do Messias, a quem o Senhor unge para anunciar a Boa Nova. Nós exultamos de alegria ao ouvirmos proclamar como o Espírito de Deus, por Cristo, vem até nós, preparando-nos para ir ao encontro do Senhor. No Evangelho (Jo 1,6-8.19-28), João Baptista, a voz da Palavra, continua em cena. É João que diz a respeito de Cristo, o Esposo: «Esta é a minha alegria e tornou-se completa» (Jo 3,29). Por isso, o desafio desta semana é descobrir a alegria de evangelizar, a alegria de anunciar Cristo vivo: “recuperemos e aumentemos o fervor de espírito, «a doce e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! (...) E que o mundo do nosso tempo, que procura ora na angústia ora com esperança, possa receber a Boa Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e descoroçoados, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cristo»” (EG 10). “O fervor é o amor que transborda com generosidade e a alegria é como que a flor ou o fruto deste fervor, é como a chama que brota de um coração ardente e generoso” (PDP III.4.2).



Tema do 3.º Domingo do Advento:

Como cenário de fundo das leituras do 3.º Domingo do Advento está a certeza de que Deus tem um projecto para nos fazer passar das “trevas” para a “luz”. Essa Boa Notícia deve encher de alegria o coração de todos os filhos e filhas de Deus.

Na primeira leitura, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus. A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”.

O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “Aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.

Na segunda leitura Paulo explica aos cristãos da comunidade de Tessalónica a atitude que é preciso assumir enquanto se espera o Senhor que vem… Ele pede aos discípulos de Jesus que sejam “santos” e irrepreensíveis, que vivam alegres, em atitude de louvor e de adoração, abertos aos dons do Espírito e aos desafios de Deus.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Isaías 61,1-2a.10-11

Leitura do Livro de Isaías

O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os corações atribulados, a proclamar a redenção aos cativos e a liberdade aos prisioneiros, a promulgar o ano da graça do Senhor. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas jóias. Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.


SALMO RESPONSORIAL – Lucas 1, 46-48.49-50.53-54

Refrão: Exulto de alegria no Senhor.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

O Todo-poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.

Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia.


LEITURA II – 1 Tessalonicenses 5,16-24

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tsalonicensses

Irmãos:

Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus. Não apagueis o Espírito, não desprezeis os dons proféticos; mas avaliai tudo, conservando o que for bom. Afastai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. É fiel Aquele que vos chama e cumprirá as suas promessas.


EVANGELHO – João 1,6-8.19-28

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: «Quem és tu?» Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?» «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?». Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu-lhes: «Eu baptizo em água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além Jordão, onde João estava a baptizar.


Avisos à Comunidade Paroquial:


O Sr. padre Carlos Duarte, pároco de Guilhabreu, teve um problema de saúde e encontra-se internado no hospital. Nos próximos tempos, enquanto o Sr. padre Carlos estiver internado, o nosso pároco e o Sr. padre Luciano irão ajudar na comunidade de Guilhabreu pelo que é pedida a nossa compreensão por qualquer constrangimento que possa acontecer.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 17Dez, às 09H30, III Domingo do Advento - Ano B


Quarta-feira 20Dez, às 19H00 – Eucaristia


Sábado dia 23Dez, às 17H00 – Eucaristia Vespertina – 7º Dia de José Gil Amaral de Oliveira

Domingo dia 24Dez, às 09H30, IV Domingo do Advento - Ano B


Segunda-feira 25Dez, às 9H30 – Eucaristia do Natal do Senhor – Ano B


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário