Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE DEZEMBRO

 



INTENÇÃO DE ORAÇÃO:

Pelas pessoas portadoras

de deficiência

   


Intenção de Oração:

Rezemos para que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção das sociedades, e as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação activa.


Reflexão

No dia 3 de Dezembro, celebramos o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência. Tendo em conta esta data, a intenção de oração do final do ano de 2023 leva-nos a rezar pela inclusão destas pessoas nas sociedades e nas instituições.

Diz o Papa Francisco que, no último meio século, já se deram passos importantes para a consciencialização da dignidade de cada pessoa, com medidas «em prol da inclusão de quantos vivem uma limitação física ou/e psíquica. Contudo, a nível cultural, permanecem ainda demasiadas expressões que efectivamente contradizem esta orientação». Somos chamados a acabar com a cultura do descarte que afecta sobretudo as pessoas mais frágeis e com deficiência. As mentalidades utilitaristas que só valorizam a eficiência e a produtividade, a imagem narcisista de beleza que é transmitida todos os dias e a ideia de que a deficiência é uma infelicidade conduzem à marginalização de quem é diferente.

Um conceito chave da intenção do Papa para este mês é «inclusão», a “rocha” sobre a qual as sociedades e as instituições – tanto civis como eclesiais – devem construir os seus programas e promover as suas iniciativas. Ninguém deve ficar excluído. A inclusão deve atender à participação activa das pessoas com deficiência, de modo que se sintam parte das comunidades e encontrem nelas espaço de valorização da sua dignidade.

Nesta intenção está, sobretudo, a consciência de que somos todos frágeis e que, juntos, construímos um mundo melhor e mais forte na fé.


Oração

Deus, nosso Pai. A difundida cultura do descarte do nosso tempo não considera a pessoa como um valor fundamental, que há que respeitar e proteger, especialmente quando se trata de pessoas pobres ou portadoras de deficiência. Pedimos-te hoje pela inclusão de todos os que sofrem uma limitação física ou mental. Ajuda-nos a promover uma cultura da vida que afirme continuamente a dignidade de cada pessoa, defendendo em particular as pessoas portadoras de deficiência. Que a inclusão seja a pedra sobre a qual as instituições civis constroem programas e iniciativas, para que ninguém fique excluído.

Ámen.


Desafios

- A pessoa com deficiência no centro: conhecer e colaborar com instituições que apoiem pessoas portadoras de deficiência.

- Valorizar: valorizar as pessoas, especialmente as portadoras de deficiência.

- Promover os seus talentos: dar espaço aos outros para que mostrem os seus talentos.

- Inclusão: envolver as pessoas com dificuldades.

- Participação activa: liderar a comunidade rumo a um envolvimento activo das pessoas com deficiência.


O VÍDEO DO PAPA – Pelas pessoas portadoras de deficiência


"Entre os mais frágeis no meio de nós, estão as pessoas portadoras de deficiência.

Muitas delas sofrem rejeição, baseada na ignorância ou baseada nos preconceitos, que as transformam em marginalizadas.

As instituições civis têm que apoiar seus projectos com acessibilidade à educação, ao emprego e aos espaços onde possam exprimir sua criatividade. Há necessidade de programas e iniciativas que favoreçam a inclusão. Sobretudo há necessidade de grandes corações que queiram acompanhar. É mudar um pouco nossa mentalidade para abrirmo-nos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial. E assim, criar uma paróquia plenamente acessível não significa somente eliminar as barreiras físicas, mas assumir também que temos de deixar de falar de “eles” e passar a falar de “nós”.

Rezemos para que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção da sociedade, e as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação activa".


Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário