Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 12 de junho de 2019

DOCUMENTO DO VATICANO SOBRE IDEOLOGIA DO GÉNERO


Um instrumento para abordar o debate sobre a sexualidade humana e os desafios que emergem da ideologia do género, num tempo de emergência educacional
   
   
Foi publicado esta Segunda-feira o novo documento da Congregação para a Educação Católica Homem e Mulher os criou. Para uma via de diálogo sobre a questão do género na educação.


O documento está dividido em três partes:

Ouvir, “do perfil histórico, dos pontos de encontro e das críticas na questão do género”, bem como da “partilha e apreciável exigência de lutar contra qualquer expressão de injusta discriminação”;

Analisar, os aspectos da “liquidez e fluidez pós-moderna” subordinados à ideologia do género que levam a propor, ao nível antropológico, “uma identidade pessoal e uma intimidade afectiva radicalmente desvinculada da diferença biológica entre masculino e feminino”;

Propor, um cuidadoso discernimento sobre a verdade da pessoa e sobre o significado da sexualidade humana, através de uma clarificação antropológica que tem o seu núcleo naquela “ecologia humana que procura o reconhecimento da dignidade peculiar do ser humano”.


O processo de identificação é obstaculizado pela construção fictícia de um “género neutro” ou “terceiro género”.
Deste modo anula-se a sexualidade como qualificação estruturante da identidade masculina e feminina.
A tentativa de superar a diferença constitutiva de masculino e feminino, como ocorre na intersexualidade ou no transgénero, conduz a uma ambiguidade masculina e feminina, que pressupõem de modo contraditório aquela diferença sexual que se pretende negar ou superar.
Esta oscilação entre masculino e feminino torna-se, no final, uma exposição somente “provocatória” contra os chamados “esquemas tradicionais” que não têm em conta o sofrimento daqueles que vivem numa condição indeterminada.
(Homem e mulher os criou, n.º 25)


Da leitura global deste novo documento da Congregação para a Educação Católica emerge claramente que a Igreja olha para a “questão do género na educação” na perspectiva mais ampla do comum compromisso de construir uma convivência social que, como já auspiciara o Concílio, sempre mais "respeite a dignidade, a liberdade e os direitos das pessoas".
E é precisamente na perspectiva deste compromisso comum que a Igreja deseja não só abrir "uma via de diálogo", mas também tornar-se um "espaço de diálogo" com as instituições culturais, sociais, políticas e com todos os homens, mesmo com aqueles que não partilham a fé cristã, mas "têm o culto de altos valores humanos.





No ciclo de catequeses sobre a família, em Abril de 2015, o Papa Francisco reflectiu sobre a ideologia do género.


A Conferência Episcopal Portuguesa publicou, em Novembro de 2013, uma Carta Pastoral sobre este tema.



Fontes: Santa Sé - Congregação para a Educação Católica; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário