Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS - 26Jan2020





Instituído pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica “Aperuit illis” (‘Abriu-lhes o entendimento’)
   
   
A Carta Apostólica Aperuit illis, publicada em 30 de Setembro de 2019, por ocasião dos 1600 anos da morte de São Jerónimo, grande estudioso da Sagrada Escritura que traduziu para o latim os textos originais, estabelece que, em cada ano, o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus – O Domingo da Palavra de Deus.

Com o Domingo da Palavra de Deus o Papa Francisco confia a toda a Igreja para que “a comunidade cristã se concentre no grande valor que a Palavra de Deus ocupa na vida diária" (Aperuit illis, 2).

Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos.
Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida.” (Aperuit illis, 3)


O logótipo da iniciativa representa uma cena bíblica muito conhecida: o caminho dos discípulos ao povoado de Emaus (cf. Lc 24, 13-35) quando num certo momento Jesus Ressuscitado se aproxima.
O ícone evidencia múltiplos aspectos que convergem sobre o Domingo da Palavra de Deus.
Pode-se notar, primeiramente, os personagens.
Junto com Cristo que tem nas mãos o "rolo do Livro", isto é, a Sagrada Escritura que se realiza na sua pessoa, há dois discípulos, um deles Cléofas, como descreve São Lucas.
Os rosto dos dois discípulos estão dirigidos ao Senhor para afirmar que Ele é a realização das promessas antigas e a Palavra viva que deve ser anunciada ao mundo.


No próximo domingo, às 10 horas, o Papa Francisco presidirá a Eucaristia na Basílica de São Pedro.

No final da Celebração Eucarística o Papa Francisco fará um gesto simbólico: entregará a Bíblia a 40 pessoas representantes de várias realidades da sociedade: bispos, migrantes, embaixadores, professores, pobres, jornalistas, catequistas, seminaristas, reclusos e algumas famílias, assim como representantes das Igrejas Ortodoxas e das Comunidades Evangélicas.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário