Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de maio de 2014

Boletim Paroquial nº 100

Semana de 11 a 18 de Maio de 2014
IV Domingo da Páscoa - ANO A




No dia 6 de Novembro de 2011, começamos a publicação do nosso Boletim Paroquial com estas palavras:
Eis o nosso boletim paroquial. Esperamos que seja um meio de reflexão, de informação e de organização de toda a nossa vida, enquanto comunidade cristã.
No nosso boletim constará sempre uma referência à vida da Igreja, enquanto comunidade Universal, teremos sempre a Liturgia da Palavra de cada Domingo, com uma breve reflexão, e teremos também os “avisos”, que orientarão a nossa vida paroquial.”
Espero que ao longo destas 100 edições, o nosso Boletim tenha correspondido aos anseios da nossa Comunidade Paroquial.
Padre Rui Miguel




BOM PASTOR”


O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”.
É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe hoje à nossa reflexão.
O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude (ao contrário dos falsos pastores, cujo objectivo é só aproveitar-se do rebanho em benefício próprio). Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas.
A segunda leitura apresenta-nos também Cristo como “o Pastor” que guarda e conduz as suas ovelhas.
O catequista que escreve este texto insiste, sobretudo, em que os crentes devem seguir esse “Pastor”.
No contexto concreto em que a leitura nos coloca, seguir “o Pastor” é responder à injustiça com o amor, ao mal com o bem.
A primeira leitura traça, de forma bastante completa, o percurso que Cristo, “o Pastor”, desafia os homens a percorrer: é preciso converter-se (isto é, deixar os esquemas de escravidão), ser baptizado (isto é, aderir a Jesus e segui-l’O) e receber o Espírito Santo (acolher no coração a vida de Deus e deixar-se recriar, vivificar e transformar por ela).


Vaticano: PAPA PEDE QUE IGREJA EVITE TENTAÇÃO DE SER UMA «UNIVERSIDADE DA RELIGIÃO»
O Papa Francisco destaca importância do testemunho e dos mártires no crescimento das comunidades católicas


Cidade do Vaticano, 06 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja Católica é chamada a transmitir a fé através do “testemunho”, mesmo nas dificuldades, em vez de se transformar numa “universidade da religião”.

A Igreja é fecunda e mãe quando dá testemunho de Jesus Cristo; pelo contrário, quando a Igreja se fecha em si mesma, quando se julga, digamos assim, uma universidade da religião - com muitas ideias belas, com tantos templos bonitas, com lindos museus, com tantas coisas bonitas -, mas sem dar testemunho, torna-se estéril”, declarou, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.
Segundo o Papa, o mesmo acontece a cada cristão que não transmite a “vida que recebeu de Jesus Cristo”, ficando “estéril”.

A homilia partiu do martírio de Santo Estêvão, na primeira comunidade cristã de Jerusalém, recordando que a palavra de origem grega “mártir” significa testemunha.

Não se pode entender um cristão sem que seja testemunha, sem que dê testemunho: nós não somos uma religião de ideias, de pura teologia, de coisas belas, de mandamentos. Não, nós somos um povo que segue Jesus Cristo e dá testemunho, que por vezes chega a dar a vida”, precisou o Papa.

Francisco disse ainda que a morte dos cristãos por causa da sua fé nasce do “ódio” e da luta “entre Deus e o demónio”.
A perseguição às primeiras comunidades, após a morte de Jesus, permitiu que o Evangelho chegasse “até longe” e aí começou “a missão da Igreja”, acrescentou.

O testemunho, seja vida quotidiana, com algumas dificuldades ou na perseguição, com a morte, é sempre fecundo”, declarou.



AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 13 de Maio, às 19:30 – 30º Dia Laurinda Carvalho da Silva
Sábado, dia 17 de Maio, às 17:00
Domingo, dia 18 de Maio, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Quarta-feira das 16:00 às 18:30 e na Quinta-feira das 16:00 às 18:30, em São Romão do Coronado.

PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA no dia 14 de JUNHO
Recorda-se que, conforme foi publicitado anteriormente, encontram-se abertas as inscrições.

ENCONTROS DE PREPARAÇÃO DOS GRUPOS (Coros, Acólitos e Leitores), PARA A PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA
21 de Maio – Quarta-feira – Encontro dos Coros na Igreja Nova de São Martinho.
11 de Junho – Quarta-feira – Encontro geral para todos os Leitores, Acólitos e Coros na Igreja Nova de São Martinho.

CONFRARIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
No final das Eucaristias de Sábado e de Domingo está em recebimento a quota dos associados.


Sem comentários:

Enviar um comentário