Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CONSELHO - O TERCEIRO DOM DO ESPÍRITO SANTO

Prosseguindo a série de catequeses sobre os sete dons do Espírito Santo, o Papa falou hoje sobre o “conselho” – o dom que nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.


O conselho é o dom com que o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.”
Torna-nos sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas.

Para isso, é essencial na nossa vida a oração, pois ela torna-nos dóceis a esta voz, fazendo com que deixemos de lado a nossa lógica pessoal, cheia de limitações, permitindo que mature em nós uma sintonia profunda com o Espírito.
Voltamos sempre ao mesmo ponto. A oração. Rezar é tão importante”disse o Santo Padre, afirmando que devemos rezar não somente as orações que aprendemos quando crianças, mas também usando as nossas palavras, pedindo ajuda e conselho.
Ninguém percebe quando nós rezamos no autocarro, na rua: rezemos em silêncio, com o coração, aproveitando desses momentos para rezar.
Rezar para que o Espírito nos dê este dom do conselho.

Como todos os outros dons do Espírito, também o conselho constitui um tesouro para toda a comunidade cristã, pois podemos escutar a voz do Senhor através dos nossos irmãos: é um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida!
É precisamente isto o que deve acontecer numa comunidade cristã: devemos apoiar-nos mutuamente na fé, iluminando-nos uns aos outros no Espírito Santo.

O Papa Francisco deu um “exemplo” de como este dom funciona na prática e citou uma experiência que teve no confessionário do Santuário de Lujan, na Argentina.
Nessa ocasião, havia na fila um rapaz “moderno, com piercings e tatuagens”, que confessou um “grande problema”.
O próprio rapaz disse que estava ali porque sua mãe o aconselhara a pedir ajuda a Nossa Senhora.
Eis uma mulher que tem o dom do conselho.
Não sabia encontrar uma saída para o problema do filho, mas indicou o caminho justo: Nossa Senhora.
Este é o dom do conselho, deixar que o Espírito Santo fale.
E aquela mulher humilde, simples, deu ao filho o verdadeiro conselho, pois olhando para Nossa Senhora o rapaz entendeu o que deveria fazer.
Eu não fiz nada: a mãe, Maria e o rapaz fizeram tudo.

Mães, peçam o dom de aconselharem os vossos filhos.

Fontes: Santa Sé e Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário