Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 17 de maio de 2014

Boletim Paroquial nº 101

Semana de 18 a 25 de Maio de 2014
V Domingo da Páscoa - ANO A


O CAMINHO DE JESUS”


A liturgia deste domingo convida-nos a reflectir sobre a Igreja – a comunidade que nasce de Jesus e cujos membros continuam o “caminho” de Jesus, dando testemunho do projecto de Deus no mundo, na entrega a Deus e no amor aos homens.

O Evangelho define a Igreja: é a comunidade dos discípulos que seguem o “caminho” de Jesus – “caminho” de obediência ao Pai e de dom da vida aos irmãos.
Os que acolhem esta proposta e aceitam viver nesta dinâmica tornam-se Homens Novos, que possuem a vida em plenitude e que integram a família de Deus – a família do Pai, do Filho e do Espírito.

A primeira leitura apresenta-nos alguns traços que caracterizam a “família de Deus” (Igreja): é uma comunidade santa, embora formada por homens pecadores; é uma comunidade estruturada hierarquicamente, mas onde o serviço da autoridade é exercido no diálogo com os irmãos; é uma comunidade de servidores, que recebem dons de Deus e que põem esses dons ao serviço dos irmãos; e é uma comunidade animada pelo Espírito, que vive do Espírito e que recebe do Espírito a força de ser testemunha de Jesus na história.

A segunda leitura também se refere à Igreja: chama-lhe “templo espiritual”, do qual Cristo é a “pedra angular” e os cristãos “pedras vivas”.
Essa Igreja é formada por um “povo sacerdotal”, cuja missão é oferecer a Deus o verdadeiro culto: uma vida vivida na obediência aos planos do Pai e no amor incondicional aos irmãos.


PATRIARCA DE LISBOA ESPERA SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL PARA O PÓS-TROIKA
D. Manuel Clemente recorda que cenário de dificuldades se vai manter mesmo após «saída limpa» anunciada pelo Governo


Lisboa, 15 mai 2014 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa disse hoje, a respeito do final do programa de assistência a Portugal, que a comunidade internacional deve ser solidária entre si para superar as actuais dificuldades.

Hoje em dia, toda a sociedade internacional é interdependente, ninguém está fora disto: vamos é a ser solidários e perceber de vez que ou vamos todos ou não vamos a lado nenhum”, referiu D. Manuel Clemente, em declarações à Agência ECCLESIA.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) foi questionado sobre a chamada ‘saída limpa’ do programa de assistência económica e financeira, que se conclui a 17 de maio, anunciada pelo Governo após a última avaliação da ‘troika’.

As limpezas, como as sujidades, não são meramente financeiras: são limpezas de alma, de disponibilidade, de pensamento, de esclarecimento das coisas”, advertiu D. Manuel Clemente.

Segundo o patriarca de Lisboa, as dificuldades “ vão ficar durante muito tempo”.

O endividamento foi brutal e isso limita muito o que poderíamos fazer só por nós”, disse.

Em relação à decisão do Governo, que optou por não recorrer a qualquer programa cautelar, o presidente da CEP admitiu que “a margem de manobra não seria muita”.

Eu não sou técnico, mas também me parece que independentemente da escolha do Governo, essa também foi a escolha de outros”, observou.

O responsável assinalou que a sociedade portuguesa tem de “equacionar os recursos” disponíveis para “atender a necessidades que começam antes do nascimento e se concluem aos 90 e aos 100 anos”.

Temos de ter este campo aberto para nos restabelecermos para o futuro”, declarou.

D. Manuel Clemente falava à margem da conferência sobre o tema ‘Envelhecer melhor’, promovida pelo projecto ‘Mais Proximidade, Melhor Vida’ do Centro Social Paroquial de São Nicolau (Lisboa), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

O patriarca de Lisboa realçou que os idosos “foram, e em muitos casos ainda são” vítimas das políticas de austeridade, porque “ficaram de repente sem um conjunto de meios que tinham vindo a acrescentar, ao longo da vida”.

Também foram resposta activa, porque em muitas famílias ai dos mais novos se não fossem os recursos humanos, logísticos e de apoio que eles [idosos] representaram”, prosseguiu.

A conferência promoveu, segundo a organização, um “intercâmbio de saberes no âmbito do envelhecimento” e “sobre possíveis caminhos para o seu sucesso e divulgar respostas a nível nacional para a população idosa”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 20 de Maio, às 19:001º Anivº Maria da Costa Moreira Gomes

Quarta-feira, dia 21 de Maio, às 19:30 – Eucaristia presidida pelo Sr. Padre Gonçalo, com as seguintes intenções: Irene Freitas Torres e marido; Luis Monteiro Belchior e esposa; 1º Anivº Maria Guilhermina da Silva Costa Moreira.
Pode haver outras intenções, se alguém assim o entender.

Sábado, dia 24 de Maio, às 17:00 – 1º Anivº António Gonçalves Maia
Domingo, dia 25 de Maio, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA no dia 14 de JUNHO
Recorda-se que, conforme foi publicitado anteriormente, encontram-se abertas as inscrições.


Sem comentários:

Enviar um comentário