Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 5 de julho de 2014

Boletim Paroquial nº 107

Semana de 6 a 13 de Julho de 2014
14º Domingo do Tempo Comum - Ano A


ONDE ENCONTRAR DEUS...”


A liturgia deste domingo ensina-nos onde encontrar Deus.
Garante-nos que Deus não Se revela na arrogância, no orgulho, na prepotência, mas sim na simplicidade, na humildade, na pobreza, na pequenez.
A primeira leitura apresenta-nos um enviado de Deus que vem ao encontro dos homens na pobreza, na humildade, na simplicidade; e é dessa forma que elimina os instrumentos de guerra e de morte e instaura a paz definitiva.
No Evangelho, Jesus louva o Pai porque a proposta de salvação que Deus faz aos homens (e que foi rejeitada pelos “sábios e inteligentes”) encontrou acolhimento no coração dos “pequeninos”.
Os “grandes”, instalados no seu orgulho e auto-suficiência, não têm tempo nem disponibilidade para os desafios de Deus; mas os “pequenos”, na sua pobreza e simplicidade, estão sempre disponíveis para acolher a novidade libertadora de Deus.
Na segunda leitura, Paulo convida os crentes – comprometidos com Jesus desde o dia do Baptismo – a viverem “segundo o Espírito” e não “segundo a carne”.
A vida “segundo a carne” é a vida daqueles que se instalam no egoísmo, orgulho e auto-suficiência; a vida “segundo o Espírito” é a vida daqueles que aceitam acolher as propostas de Deus.


REITOR DO SANTUÁRIO DO CRISTO REDENTOR NO RIO DE JANEIRO SUBLINHA FORMA COMO O FUTEBOL APROXIMA POVOS E RELIGIÕES


Rio de Janeiro, Brasil, 03 jul 2014 (Ecclesia) – O Santuário do Cristo-Redentor, no Rio de Janeiro, é por estes dias do Mundial de Futebol do Brasil um ponto de encontro entre a fé, o desporto e as diferentes culturas.

Em declarações ao site da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o reitor daquele local de culto, padre Omar Raposo, realça que muitos amantes do desporto-rei, brasileiros e estrangeiros, acorrem ao Corcovado para “rezar, pedir a bênção do Cristo-Redentor, pedir a força de Jesus para a sua selecção”.
Desde que começou a competição, o Santuário tem promovido todos os dias a celebração da missa, durante a semana entre as 10 e as 16h00 (horário local) e aos sábados às 10h00, com a celebração a ser dada em inglês.

A todos o sacerdote procura acolher “de uma forma muito especial”, abençoando as pessoas nas diversas línguas.
O padre Omar tem tido oportunidade de testemunhar a forma como o futebol contribui para a aproximação entre pessoas de diversas nações e em particular para a união do povo brasileiro.
Há todo um encantamento, uma emoção, algo que sai do coração do brasileiro em relação ao futebol, em relação às disputas e à sua selecção. Há um sentimento que nos une, percebemos isso quando o povo canta o hino nacional, é um momento que toca o coração de todos”, realça o padre Omar.

Para aquele responsável, esta “cooperação” que nasce do futebol, que toca o material e o espiritual, é “um dado precioso, um dom de Deus”.
O próprio reitor do Santuário do Cristo-Redentor não escapa ao magnetismo da bola, uma “grande paixão”, só superada pela devoção a “Deus, à fé e à religião”.
Adepto fervoroso do Fluminense, um dos principais clubes do Rio de Janeiro, joga frequentemente com os amigos e apesar de alguns quilinhos a mais, diz que até nem se sai nada mal.
Aliás, a sua “forte” compleição até ajuda a “marcar melhor” e a dar aquela “trombada necessária” sempre que é preciso “tomar conta do jogo”.
É difícil passar pelo padre”, garante.

A selecção do Brasil vai disputar este sexta-feira o acesso às meias-finais do Mundial de Futebol, contra a Colômbia.
De forma simbólica, o Santuário do Cristo-Redentor tem adoptado desde o início da competição as cores da canarinha, o verde e o amarelo, em todos os jogos do Brasil.


ANDRIJ WASKOWYCZ DIZ QUE A RÚSSIA ESTÁ A PROMOVER UMA «GUERRA»


Setúbal, 03 jul 2014 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas Ucrânia disse hoje à Agência ECCLESIA que a situação no país “continua a deteriorar-se” e acusa a Rússia de promover “uma guerra contra a população ucraniana”, esperando que o Ocidente intervenha de forma decidida.

É uma situação muito, muito instável”, refere Andrij Waskowycz, que participa em Setúbal no Fórum de Desenvolvimento Institucional da Cáritas Europa.
Segundo o presidente da organização católica de solidariedade, o problema não deriva de um “conflito interno na Ucrânia” ou de uma “guerra civil”, mas da acção russa, a começar pela anexação da Crimeia.

A intenção, precisa, é “intimidar o novo Governo da Ucrânia” e forçar a “comunidade internacional” a aceitar a “agenda” da Rússia.
Agora temos de pensar sobre a segurança no mundo, num confronto entre países democráticos e nações totalitárias, vemos uma situação em que vários países se unem contra valores democráticos”, afirma Andrij Waskowycz.
Nesse sentido, deixa votos de que “o Ocidente seja muito forte nas suas posições”, penalizando quem “mente” e viola a “lei internacional”.
Os países democráticos devem mostrar que têm uma posição forte e unida em relação à Rússia”, prossegue o presidente da Cáritas Ucrânia.

Segundo este responsável, há “terror nas ruas” e “muitas armas distribuídas” a pessoas que praticam actos de violência e vandalismo.
Como consequência destas situações, tem-se registado um “aumento dos deslocados internos”, que fogem dos confrontos armados.

A Cáritas tem estado ao lado da população desde os protestos na Praça Maidan de Kiev, que levaram à destituição do presidente Viktor Yanukovytch, no fim de Fevereiro.
Após os tiroteios na Praça Maidan, procuramos apoiar as famílias das pessoas que foram mortas e agora estamos a começar um projecto para as pessoas que estão a fugir dos locais de conflito na parte oriental, bem como dos que chegam da Crimeia”, precisa Andrij Waskowycz.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e da Rússia aceitaram reunir-se no sábado com representantes do movimento separatista que combate o Governo de Kiev no Leste ucraniano, para discutir um novo cessar-fogo multilateral.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS (na Capela de S. Pantaleão)
Terça-feira, dia 8 de Julho, às 19:00
Sábado, dia 12 de Julho, às 17:00
Domingo, dia 13 de Julho, às 9:15

ATENDIMENTO
Esta semana não há atendimento.

NOTAS

Na próxima Quarta-feira, dia 9 de Julho, o Sr. Pe. Luciano Lagoa, Pároco de S. Martinho de Bougado, vai celebrar o 25º Aniversário da Ordenação Sacerdotal.
Vamos celebrar Eucaristia na sua terra natal, S. Romão do Coronado, pelas 19H00, para agradecer ao Senhor o dom do Sacerdócio, realizado e vivido no Pe. Luciano Lagoa.
Todos estamos convidados a participar!


Como é do conhecimento de todos, estamos em obras de conservação na nossa Igreja Paroquial. Vamos lavar o telhado, lavar todas as pedras e muros da Igreja, pintar paredes, caleiras e portas. Vamos também colocar um chapim a toda a volta da Igreja, lavar e retocar a calçada que a envolve, bem como pintar o seu interior.
Temos também as imagens de S. Cristóvão e Nossa Senhora de Fátima a serem restauradas.
Tudo isto vai acarretar custos elevados. Quem quiser contribuir com alguma ajuda para as despesas que vamos ter, deve fazê-lo junto de mim, Padre Rui.
A todos, desde já muito obrigado!


Sem comentários:

Enviar um comentário