Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 20 de julho de 2014

Boletim Paroquial nº 109

Semana de 20 a 27 de Julho de 2014
16º Domingo do Tempo Comum - Ano A


A LÓGICA DE DEUS...”


A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do “Reino”; e convida-nos, sobretudo, a interiorizar essa “lógica” de Deus, deixando que ela marque o olhar que lançamos sobre o mundo e sobre os homens.

A primeira leitura fala-nos de um Deus que, apesar da sua força e omnipotência, é indulgente e misericordioso para com os homens – mesmo quando eles praticam o mal.
Agindo dessa forma, Deus convida os seus filhos a serem “humanos”, isto é, a terem um coração tão misericordioso e tão indulgente como o coração de Deus.

O Evangelho garante a presença irreversível no mundo do “Reino de Deus”.
Esse “Reino” não é um clube exclusivo de “bons” e de “santos”: nele todos os homens – bons e maus – encontram a possibilidade de crescer, de amadurecer as suas escolhas, de serem tocados pela graça, até ao momento final da opção definitiva.

A segunda leitura sublinha, doutra forma, a bondade e a misericórdia de Deus. Afirma que o Espírito Santo – dom de Deus – vem em auxílio da nossa fragilidade, guiando-nos no caminho para a vida plena.


Tráfico humano: IDENTIFICAÇÃO DE REDE CRIMINOSA É «PONTA DO ICEBERGUE»
Irmã Júlia Bacelar alerta para situação das mulheres vindas de África



Lisboa, 17 jul 2014 (Ecclesia) – A irmã Júlia Bacelar, da Congregação das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento, considera as recentes informações sobre redes de tráfico de mulheres deve reforçar o trabalho preventivo que as organizações têm feito em Portugal.
Sobretudo as mulheres que chegam de África relatam-nos itinerários parecidos ao tráfico de seres humanos”, explicou a religiosa, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras revelou esta semana que desmantelou uma rede de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal, em Portugal.

A Congregação das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento tem por missão o acolhimento de mulheres em situação vulnerável através de vários centros em Portugal onde chegam duas realidades de exploração, as mulheres que vieram acompanhadas por familiares e as “alegadamente ligadas a alguma rede de tráfico de pessoas”.
É um percurso muito estranho mesmo, o que nos leva a crer que há aqui um itinerário de tráfico. Estamos convencidas de que isto é apenas uma gota no oceano, a ponta do icebergue”, acrescenta.

Em Portugal foi criada a Rede de Apoio e Protecção às Vítimas de Tráfico (RAPVT), a 21 de Junho de 2013, coordenada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com mais de duas dezenas de organizações públicas e privadas com objectivos de “sensibilização”.
É importantíssimo estarmos à mesma mesa a falar, o que podemos fazer, as perspectivas que temos, como fazer, até chegarmos a consensos”, explica a irmã sobre os encontros realizados.

A próxima reunião é em Setembro, mas neste momento a RAPVT está a preparar acções e informação para o dia 18 de Outubro, quando se assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, direccionadas para as vítimas.
Focalizamos muito o trabalho nesse dia, mas tinha de ser todos os dias do ano, para que a sociedade tenha consciência disso”, alerta a irmã Júlia Bacelar.

Noutro âmbito estão também a preparar formações, para os técnicos, em cidades do interior de Portugal descentralizadas de Lisboa ou Porto.
O Observatório do Tráfico de Seres Humanos, tutelado pelo Ministério da Administração Interna, revelou que o número de crianças vítimas de tráfico também aumentou nos últimos três anos e que os aeroportos portugueses, de Lisboa e do Porto, são passagem para países como França, Bélgica e Reino Unido.

Penso que ainda não são informações que estejam terminadas. Foi uma pontinha que apareceu agora, porque hão-de aparecer outras”, comentou a irmã Júlia Bacelar que elogia o trabalho do Observatório e pede mais meios para a polícia “fazer um trabalho de fundo, de investigação de terreno”.
A prevenção e a sensibilização contra o tráfico de seres humanos e exploração de pessoas, na opinião da entrevistada, são um trabalho “transversal” e que deve ser feito nos países de origem e de chegada.

É preciso resolver os problemas que estão na origem – pobreza, conflitos familiares, guerras”, analisa a religiosa das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento.


História: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A DIOCESE DO PORTO



Porto, 16 jul 2014 (Ecclesia) – Um colóquio internacional vai assinalar, nos dias 17 e 18 de Outubro, os 900 anos da restauração definitiva da Diocese do Porto, contando com intervenções e estudos de especialistas nacionais e estrangeiros.

A iniciativa é promovida pelo Cabido Diocesano, em colaboração com o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto e o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica - Centro Regional do Porto.

O Colóquio tem por tema ‘Um poder entre poderes. Nos 900 anos da restauração da Diocese do Porto e da construção do Cabido Portucalense’.

Concretizada entre 1112 e 1114, a restauração definitiva da Diocese do Porto integra-se numa conjuntura muito particular que, desde as últimas décadas do século XI, vinha a promover uma considerável alteração do quadro político e eclesiástico do Noroeste hispânico”, refere uma nota publicada na página da Diocese do Porto na internet.
Iniciava-se desta forma um “longo processo de reorganização que acabou por se entrelaçar com o próprio processo da formação do reino de Portugal e da construção de uma Igreja portuguesa”.

No encerramento do colóquio, a 19 de Outubro, realiza-se uma celebração eucarística na Catedral do Porto, presidida por D. António Francisco dos Santos, bispo diocesano.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 22 de Julho, não há Missa.

Sexta-feira, dia 25 de Julho, às 20:00 – Missa na Igreja em Acção de Graças ao nosso Padroeiro, S. Cristóvão. Esta Missa é pelo povo de São Cristóvão do Muro. No final da Eucaristia, sairá a Procissão, com o itinerário habitual.

Sábado, dia 26 de Julho, às 20:00, na Capela de São Pantaleão – Acção de Graças a São Pantaleão; 1º Anivº de José Ferreira Azevedo.

Domingo, dia 27 de Julho, às 9:00, na Igreja – Profissão de Fé.
Domingo, dia 27 de Julho, às 11:15, na Capela de São Pantaleão – Missa em Acção de Graças a São Pantaleão, pede para rezar Armindo Ferreira Gomes, em cumprimento de promessa.

ATENDIMENTO
Na próxima Quarta e Quinta-feira, das 16 às 18H30, em São Romão.

NOTAS
No próximo domingo temos a nossa Procissão em honra de São Pantaleão, às 17H00, que sairá da nossa Capela e que terá o itinerário habitual.
As crianças da 1ª Comunhão e da Profissão de Fé estão convidadas a participar na Procissão.

No próximo sábado, dia 26, às 10H00, há confissões na Igreja para as crianças que vão fazer a Profissão de Fé.
Os pais e padrinhos também estão convidados a receberem o Sacramento da Reconciliação.

As obras de conservação na nossa Igreja estão concluídas.
Tal como já tinha feito referência, os custos foram elevados.
Reforço uma vez mais o apelo para que contribuam, dentro das possibilidades de cada um, para as despesas da obra, que foi e é do interesse de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário