Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 12 de julho de 2014

Boletim Paroquial nº 108

Semana de 13 a 20 de Julho de 2014
15º Domingo do Tempo Comum - Ano A


A PALAVRA DE DEUS...”


A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir na vida dos crentes.

A primeira leitura garante-nos que a Palavra de Deus é verdadeiramente fecunda e criadora de vida.
Ela dá-nos esperança, indica-nos os caminhos que devemos percorrer e dá-nos o ânimo para intervirmos no mundo.
É sempre eficaz e produz sempre efeito, embora não actue sempre de acordo com os nossos interesses e critérios.

O Evangelho propõe-nos, em primeiro lugar, uma reflexão sobre a forma como acolhemos a Palavra e exorta-nos a ser uma “boa terra”, disponível para escutar as propostas de Jesus, para as acolher e para deixar que elas dêem abundantes frutos na nossa vida de cada dia.
Garante-nos também que o “Reino” proposto por Jesus será uma realidade imparável, onde se manifestará em todo o seu esplendor e fecundidade a vida de Deus.

A segunda leitura apresenta uma temática (a solidariedade entre o homem e o resto da criação) que, à primeira vista, não está relacionada com o tema deste domingo – a Palavra de Deus.
Podemos, no entanto, dizer que a Palavra de Deus é que fornece os critérios para que o homem possa viver “segundo o Espírito” e para que ele possa construir o “novo céu e a nova terra” com que sonhamos.


Igreja: NÚMERO RECORDE DE VOLUNTÁRIOS EM MISSÃO
Fundação Fé e Cooperação divulga dados relativos a 2014, destacando pessoas que deixam emprego para abraçar projectos


Lisboa, 09 jul 2014 (Ecclesia) – Cerca de 550 jovens e adultos vão realizar este ano projectos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento e 992 em Portugal, revelou hoje a Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Igreja Católica.

Este é o maior número de voluntários em missão fora de Portugal desde que a FEC começou a publicar dados relativos a estas iniciativas, em 2003.

Em declarações prestadas à Agência ECCLESIA, Catarina António, do Departamento de Educação para o Desenvolvimento da FEC, destaca o aumento significativo de voluntários que este ano participam em missões fora de Portugal, em comparação com os dados relativos a 2013 (405), registando um aumento de mais de uma centena de pessoas que “se dispuseram a partir”.

Outra “grande diferença” diz respeito ao número de pessoas que “largaram o seu emprego” para poderem integrar este tipo de projectos.

Às vezes pensa-se que a maior parte das pessoas que vão são desempregados, são estudantes, e grande parte continua a ser estudantes que vão nas férias, mas muitos desses estudantes trabalham e estudam: ao irem numa missão ad gentes precisam de pedir uma licença sem vencimento ou desempregarem-se para partir”, explica Catarina António.

Ao contrário do que acontece com o voluntariado mais comum, o voluntariado missionário, ligado à Igreja Católica, significa “abandonar tudo”, família, amigos, conforto, durante um período entre um mês e dois anos, e “ir para o desconhecido, às vezes para países onde as necessidades são enormes”.

Isso implica toda uma mudança na vida de quem parte e notou-se este ano uma evolução nesses números”, reforça a responsável da FEC, para quem as estatísticas deixam ainda uma outra mensagem muito significativa.

É uma forma de mostrar à sociedade, hoje em dia em que se fala tanto que se perderam valores, que o voluntariado missionário é uma forma muito presente no dia-a-dia e que o voluntariado nacional continua a existir de uma forma muito focada”, complementa.

Um outro dado que reforça esta ideia é que, em 2014, 127 voluntários vão repetir a experiência de missão.

Os países lusófonos são os principais dos destinos de missão: 134 pessoas partem para Cabo Verde, 94 para Moçambique e 90 para a Guiné-Bissau; São Tomé e Príncipe acolhe 78 voluntários, Angola 74, o Brasil 45 e Timor-Leste 14.

Quanto ao tipo de trabalho que irá ser desenvolvido pelos voluntários missionários, Catarina António realça áreas como a educação, a saúde e a pastoral social, e a atenção especial às populações mais jovens e aos idosos.

Entre todas as entidades que promovem o voluntariado missionário, “é quase transversal” o trabalho junto destas faixas etárias.

Verificou-se também um aumento no trabalho com mulheres e na formação a professores”, acrescenta a responsável da FEC.

Os dados hoje apresentados são resultado de um inquérito feito às 61 entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, das quais 38 (mais uma do que em 2013) enviam voluntários em missão.


Vaticano: MAIS DE 400 MIL PESSOAS DESCARREGAM APLICAÇÃO DEDICADA À ACTIVIDADE DO PAPA
O Papa Francisco ficou a conhecer nova edição da «Pope app»


Cidade do Vaticano, 08 jul 2014 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (Santa Sé) revelou hoje que mais de 400 mil pessoas descarregaram a «Pope app», aplicação informática dedicada à actividade do Papa.

D. Claudio Maria Celli falava à Rádio Vaticano após ter apresentado esta segunda-feira a Francisco uma nova actualização desta iniciativa, lançada em Janeiro de 2013, que “permite ao Papa estar mais perto dos homens e mulheres de hoje, estar próximo deles com as suas mensagens, as suas intervenções, as suas meditações”.

Consideramos que este é um momento privilegiado: homens e mulheres, às vezes afastados da Igreja ou mesmo de outras religiões, encontraram no Papa Francisco um amigo, que está a seu lado, que diz coisas verdadeiras e sabe falar ao coração das pessoas”, declarou o arcebispo italiano.

O encontro entre este responsável e o Papa é notícia na edição de hoje do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, destacando o sucesso de Francisco nas redes sociais, “números destinados a crescer”, segundo o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

O arcebispo Celli foi acompanhado por Thaddeus Jones, funcionário do dicastério conhecido como «TJ», que apresentou a Francisco a nova edição da «Pope app», que dá a possibilidade de aceder “com mais simplicidade e rapidez a todas as homilias do Papa, a todas as suas mensagens e também aos vídeos que lhe dizem respeito”.

Ao mesmo tempo, permite seguir em streaming as cerimónias papais e todas as audiências públicas.

A Santa Sé, explicou o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, sente o “dever de estar presente também no contexto das novas tecnologias”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS (na Capela de S. Pantaleão)
Terça-feira, dia 15 de Julho, não há Missa.
Sábado, dia 19 de Julho, às 17:00 – 7º Dia de Domingos Silva Araújo
Domingo, dia 20 de Julho, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Quarta e Quinta-feira, das 16 às 18H30, em São Romão.

NOTAS
Como é do conhecimento de todos, estamos em obras de conservação na nossa Igreja Paroquial. Vamos lavar o telhado, lavar todas as pedras e muros da Igreja, pintar paredes, caleiras e portas. Vamos também colocar um chapim a toda a volta da Igreja, lavar e retocar a calçada que a envolve, bem como pintar o seu interior.
Temos também as imagens de S. Cristóvão e Nossa Senhora de Fátima a serem restauradas.
Tudo isto vai acarretar custos elevados. Quem quiser contribuir com alguma ajuda para as despesas que vamos ter, deve fazê-lo junto de mim, Padre Rui.

A todos, desde já muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário