Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 25 de outubro de 2014

Boletim Paroquial nº 120

Semana de 26 de Outubro a 2 de Novembro de 2014
XXX Domingo do Tempo Comum - Ano A



CORAÇÃO COM AMOR

A liturgia do 30º domingo Comum diz-nos, de forma clara e inquestionável, que o amor está no centro da experiência cristã.
O que Deus pede – ou antes, o que Deus exige – a cada crente é que deixe o seu coração ser submergido pelo amor.

O Evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos.
Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida.
Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.

A primeira leitura garante-nos que Deus não aceita a perpetuação de situações intoleráveis de injustiça, de arbitrariedade, de opressão, de desrespeito pelos direitos e pela dignidade dos mais pobres e dos mais débeis.
A título de exemplo, a leitura fala da situação dos estrangeiros, dos órfãos, das viúvas e dos pobres vítimas da especulação dos usurários: qualquer injustiça ou arbitrariedade praticada contra um irmão mais pobre ou mais débil é um crime grave contra Deus, que nos afasta da comunhão com Deus e nos coloca fora da órbita da Aliança.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã (da cidade grega de Tessalónica) que, apesar da hostilidade e da perseguição, aprendeu a percorrer, com Cristo e com Paulo, o caminho do amor e do dom da vida; e esse percurso – cumprido na alegria e na dor – tornou-se semente de fé e de amor, que deu frutos em outras comunidades cristãs do mundo grego.
Dessa experiência comum, nasceu uma imensa família de irmãos, unida à volta do Evangelho e espalhada por todo o mundo grego.


Turquia: FRANCISCO QUER AJUDAR A SUPERAR «OBSTÁCULOS» NO DIÁLOGO COM ORTODOXOS
Papa recebeu compromisso ecuménico dos santos João XXIII e João Paulo II


Cidade do Vaticano, 24 out 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a sua próxima viagem à Turquia, de 28 a 30 de Novembro, quer ajudar a superar os “obstáculos” que separam católicos e ortodoxos.

A visita do bispo de Roma ao Patriarcado Ecuménico, e este novo encontro, serão sinal da profunda relação que une as sedes de Roma e Constantinopla e do desejo de superar, no amor e na verdade, os obstáculos que ainda nos dividem”, declarou, ao receber uma delegação da Fundação ‘Orientale Lumen’, que reúne os cristãos de tradição oriental nos Estados Unidos da América.

Francisco destacou a “paixão ardente” dos Papas João XXIII e João Paulo II pela unidade dos cristãos.

O exemplo destes dois santos, que sempre testemunharam uma ardente paixão pela unidade dos cristãos, é iluminador para nós”, disse.

Sobre os Papas santos, Francisco explicou ainda que São João XXIII aquando o anúncio da convocação do Concílio Vaticano II indicou a unidade dos cristãos como uma das sua finalidades; por sua vez, São João Paulo II, na Carta ‘Ut Unum Sint’, sobre a unidade dos cristãos, deu um significativo impulso ao ecumenismo.

A delegação, com 45 cristãos ortodoxos dos EUA, está em Roma no âmbito de uma peregrinação ecuménica liderada pelo metropolita ortodoxo Calisto de Diokleia, “muito activo no campo do diálogo pela unidade dos cristãos”, destaca a Rádio Vaticano.

O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, reuniram-se a 25 de maio deste ano para uma inédita celebração ecuménica na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

Nesse mesmo dia, assinaram em Jerusalém uma declaração conjunta na qual assumem compromissos comuns em causas sociais e no diálogo entre religiões.

Temos o dever de oferecer um testemunho comum do amor de Deus por todas as pessoas, trabalhando em conjunto ao serviço da humanidade, especialmente na defesa da dignidade da pessoa humana em todas as fases da vida e da santidade da família assente no matrimónio, na promoção da paz e do bem comum”, assinala o texto.


Sínodo: LINHA DE COMUNICAÇÃO DO PAPA FOI DECISIVA PARA COLOCAR A IGREJA A «CAMINHO»
Director da sala de imprensa da Santa Sé destaca enfoque dado à «escuta, liberdade de expressão e clareza»


Cidade do Vaticano, 23 out 2014 (Ecclesia) – O director da sala de imprensa da Santa Sé diz que a linha de comunicação que o Papa Francisco seguiu, durante o Sínodo dos Bispos dedicado à Família, foi decisiva para colocar a Igreja Católica a “caminho”.

Numa entrevista publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, o padre Federico Lombardi destacou a forma como o Papa argentino “conseguiu envolver” a “Igreja a todos os níveis”, desde o Colégio Cardinalício aos presidentes das Conferências Episcopais, passando pelos “bispos, observadores e ouvintes” das comunidades.

Depois, já no decurso do Sínodo, a opção que Francisco tomou em privilegiar a “escuta, a liberdade de expressão e a clareza”, encorajando “todos a falarem sem a mínima preocupação daquilo que ele mesmo poderia pensar ou sentir”.

Isto foi muito, muito apreciado e reflectiu-se efectivamente sobre a dinâmica do Sínodo”, realçou o sacerdote.

Nos 15 dias em que decorreu a assembleia geral extraordinária dos bispos (entre 5 e 19 de Outubro), o Papa pronunciou-se apenas em três ocasiões, na homilia da missa de abertura, na Missa de abertura, na primeira Congregação do Sínodo e no encerramento do encontro.

Para o director da sala de imprensa da Santa Sé, “o discurso final” do Papa deu a “chave de leitura” que faltava para desvendar aquilo que “verdadeiramente o inspirou e motivou” a convocar o Sínodo sobre a Família.

Mais do que uma reflexão feita a partir de “uma perspectiva simplesmente humana ou de tensões internas”, Francisco propunha um “discernimento espiritual” à volta do posicionamento e das atitudes que a Igreja deveria tomar, face aos desafios pastorais colocados actualmente pelas famílias.

E a Igreja efectivamente colocou-se num caminho de busca da vontade de Deus, à luz do Evangelho e à luz da fé, para encontrar respostas às questões mais vivas da família e em um certo sentido também da antropologia, da condição do homem e da mulher no mundo de hoje.”, salientou o padre Federico Lombardi.

Para aquele responsável, “este tema do discernimento espiritual permanece extremamente importante para a continuação do processo do Sínodo”, para a reflexão que culminará na assembleia ordinária de 2015.

Uma reflexão que o Papa, como “homem de fé”, certamente ajudará a chegar “a uma meta positiva”, concluiu.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Na próxima Terça-feira, dia 28 de Outubro, às 18:30
Sábado, dia 1 de Novembro, às 17:00 – Solenidade de Todos os Santos.
Domingo, dia 2 de Novembro, às 17:00Por todos os fieis defuntos. No final romagem ao Cemitério.

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 17 às 18H15

PASTORAL FAMILIAR
A Equipa Vicarial da Pastoral Familiar vai organizar no próximo dia 26 de Outubro às 15H00 no Salão Paroquial de Fornelo – Vila do Conde, um encontro para todas as famílias da Vigararia Trofa/Vila do Conde.
Este encontro vai ser orientado pelo Prof. Doutor Jorge Cunha, professor da Universidade Católica e o tema que vai ser abordado será a Perspectiva do Sínodo dos Bispos sobre a Família.
No final será servido um chá. Todos estão convidados.

NOTA
Eleição dos novos corpos gerentes da Confraria do Santíssimo Sacramento da nossa Paróquia.
Reunião dos actuais corpos gerentes, no dia 29 de Outubro de 2014, pelas 21H00, tendo em vista a seguinte ordem de trabalhos:
Discussão e preparação da Assembleia Geral de todos os irmãos pertencentes à Confraria.

Sem comentários:

Enviar um comentário