Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

17 de Janeiro - DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO



Decorre no próximo Domingo o 102º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado sendo celebrado o Jubileu dos Migrantes
   
   
O Santo Padre quis que o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado de 2016 fosse dedicado ao tema: “Os emigrantes e refugiados interpelam-nos. A resposta do Evangelho da misericórdia”.


Da mensagem de 12 de Setembro de 2015 do Papa Francisco, destacamos:

Os emigrantes são nossos irmãos e irmãs que procuram uma vida melhor longe da pobreza, da fome, da exploração e da injusta distribuição dos recursos do planeta, que deveriam ser divididos equitativamente entre todos.
Porventura não é desejo de cada um melhorar as próprias condições de vida e obter um honesto e legítimo bem-estar que possa partilhar com os seus entes queridos?”

De facto, a presença dos emigrantes e dos refugiados interpela seriamente as diferentes sociedades que os acolhem.
Estas devem enfrentar factos novos que podem aparecer imprudentes se não forem adequadamente motivados, geridos e regulados.
Como fazer para que a integração se torne um enriquecimento mútuo, abra percursos positivos para as comunidades e previna o risco da discriminação, do racismo, do nacionalismo extremo ou da xenofobia?”
A Igreja coloca-se ao lado de todos aqueles que se esforçam por defender o direito de cada pessoa a viver com dignidade, exercendo antes de mais nada o direito a não emigrar a fim de contribuir para o desenvolvimento do país de origem.”

Concluindo o Santo Padre:

Queridos irmãos e irmãs emigrantes e refugiados!
Na raiz do Evangelho da misericórdia, o encontro e a recepção do outro entrelaçam-se com o encontro e a recepção de Deus: acolher o outro é acolher a Deus em pessoa!
Não deixeis que vos roubem a esperança e a alegria de viver que brotam da experiência da misericórdia de Deus, que se manifesta nas pessoas que encontrais ao longo dos vossos caminhos!
Confio-vos à Virgem Maria, Mãe dos emigrantes e dos refugiados, e a São José, que viveram a amargura da emigração no Egipto.
À intercessão deles, confio também aqueles que dedicam energias, tempo e recursos ao cuidado, tanto pastoral como social, das migrações.
De coração a todos concedo a Bênção Apostólica.”


No espírito do Jubileu, conjugando acolhimento e misericórdia, mais de 5 mil migrantes participarão do Angelus com o Papa e depois, juntos, passarão pela Porta Santa e entrarão na Basílica, para a celebração eucarística.

Atribuindo um significado ainda mais profundo ao dia, chegará à Basílica de São Pedro a Cruz de Lampedusa, a grande cruz de 2,80 metros construída com madeira de barcos utilizados pelos migrantes e abençoada pelo Papa Francisco em 9 de Abril de 2014.
Desde aquele dia, a cruz viaja pela Itália, levada por voluntários, unindo paróquias, mosteiros, cárceres e hospitais.





Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário