Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 14 de abril de 2018

PAPA PROMULGA OITO NOVOS VENERÁVEIS








Entre eles o Padre Manuel Nunes Formigão



   
   
O Santo Padre recebeu na manhã deste Sábado, no Vaticano, o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, ao qual autorizou a promulgação de alguns Decretos concernentes às virtudes heróicas de oito Servos de Deus, que se tornam Veneráveis, entre eles o sacerdote português Padre Manuel Formigão.

O Padre Manuel Nunes Formigão, sacerdote diocesano português, Fundador da Congregação das Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima, nasceu em Tomar a 1 Janeiro de 1883 e morreu em Fátima no dia 30 de Janeiro de 1958.

Aos 12 anos entrou no Seminário Patriarcal em Santarém, onde realizou os estudos eclesiásticos.

Terminada a sua formação, e “tendo em conta a sua sagacidade intelectual e grande vida de piedade, foi enviado para Roma, onde obteve, aos 26 anos, o grau académico de Doutor em Teologia e Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana”.

A 13 Setembro de 1917 foi pela primeira vez à Cova da Iria, como simples curioso e “profundamente céptico relativamente aos factos que se diziam ali estarem a acontecer”.

Não se aproximou do local das aparições e saiu de Fátima ainda “mais céptico, pois não presenciou nada de invulgar, apenas notando a diminuição da luz solar por altura das supostas aparições, mas facto que não deu qualquer importância”.

No entanto voltou a Fátima, em concreto a Aljustrel, no dia 27 desse mesmo mês a fim de interrogar, em separado, os três videntes.

A este interrogatório sucederam-se outros nas semanas seguintes, nomeadamente o efectuado no dia 13 de Outubro, horas depois da última aparição e depois de ter sido testemunha, juntamente com mais de 60 mil pessoas ao assombroso fenómeno solar, que o povo apelidou como “Milagre do Sol”.

O servo de Deus faleceu em Fátima, a 30 de Janeiro de 1958, e no ano 2000 a Conferência Episcopal Portuguesa concedeu a anuência para a introdução da causa de Beatificação e Canonização do Apóstolo de Fátima.

A 28 de Janeiro de 2017, realizou-se a trasladação dos restos mortais do padre Manuel Nunes Formigão, conhecido como 'o apóstolo de Fátima´, do cemitério local para um mausoléu construído na Casa de Nossa Senhora das Dores.


A Obra Reparadora de Fátima foi concebida pelo Apóstolo de Fátima, Manuel Nunes Formigão em resposta aos apelos dirigidos aos três pastorinhos na Cova da Iria e mais concretamente à Jacinta, quando se encontrava no Hospital Dª Estefânia, em Lisboa.

A finalidade desta Obra é viver o espírito de oração, reparação e conduzir para o Reino de Deus todos os homens e mulheres de boa vontade.
Pela sua vida digna de amor e fidelidade a Deus cada associado contribuirá para o maior bem da Igreja, através do apostolado feito em moldes adaptados às necessidades e exigências dos tempos modernos, contribuindo assim para a recristianização das famílias e das sociedades.
Padre Formigão






Fontes: Notícias do Vaticano; Santuário de Fátima; Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima


Sem comentários:

Enviar um comentário