Deixar as tentações
acolher o amor de Deus
No início da Quaresma, a Palavra de Deus apela a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência dessas “tentações” que nos impedem de renascer para a vida nova, para a vida de Deus.
A primeira leitura convida-nos a eliminar os falsos deuses em quem às vezes apostamos tudo e a fazer de Deus a nossa referência fundamental. Alerta-nos, na mesma lógica, contra a tentação do orgulho e da auto-suficiência, que nos levam a caminhos de egoísmo e de desumanidade, de desgraça e de morte.
O Evangelho apresenta-nos uma catequese sobre as opções de Jesus. Lucas sugere que Jesus recusou radicalmente um caminho de materialismo, de poder, de êxito fácil, pois o plano de Deus não passava pelo egoísmo, mas pela partilha; não passava pelo autoritarismo, mas pelo serviço; não passava por manifestações espectaculares que impressionam as massas, mas por uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor. É claro que é esse caminho que é sugerido aos que seguem Jesus.
A segunda leitura convida-nos a prescindir de uma atitude arrogante e auto-suficiente em relação à salvação que Deus nos oferece: a salvação não é uma conquista nossa, mas um dom gratuito de Deus. É preciso, pois, “converter-se” a Jesus, isto é, reconhecê-l’O como o “Senhor” e acolher no coração a salvação que, em Jesus, Deus nos propõe.
Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I – Deut 26,4-10
Leitura do livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo:
«O sacerdote receberá da tua mão as primícias dos frutos da terra e colocá-las-ás diante do altar do Senhor teu Deus. E diante do Senhor teu Deus, dirás as seguintes palavras: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egipto com poucas pessoas, e aí viveu como estrangeiro até se tornar uma nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios maltrataram-nos, oprimiram-nos e sujeitaram-nos a dura escravidão. Então invocámos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egipto com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor’. Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus».
LEITURA II – Rom 10,8-13
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Que diz a Escritura?
«A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração».
Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação.
Na verdade, a Escritura diz: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido».
Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
EVANGELHO – Lc 4,1-13
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão.
Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome.
O diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão».
Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
O diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos,
porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu».
Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’».
Então o demónio levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo
e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’».
Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».
Então o diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.
Avisos à Comunidade Paroquial:
Novas Orientações da CEP para o Culto e Actividades Pastorais
As novas orientações não alteram muito a prática que temos vindo a utilizar até aqui, como o uso da máscara e a desinfecção das mãos, apelando ao comportamento responsável de todos em relação à protecção da saúde pública. Permite que se realize a Visita Pascal no Domingo de Páscoa, omitindo o beijo à Cruz.
Retiro da Quaresma
De Segunda a Sexta-feira da próxima semana o nosso Pároco estará ausente para participar no Retiro da Quaresma que habitualmente se realiza em Janeiro e que este ano foi adiado para agora.
Boletim Vicarial
Distribuído no final das Eucaristias, o Boletim Vicarial de Março tem informação relativa aos dias e horas das Confissões nas diversas paróquias da nossa vigararia.
Distribuída também a Agenda Paroquial para a Quaresma de 2022.
Via-sacra paroquial
No 1.º Domingo da Quaresma, às 16H00, na Igreja Paroquial.
Confraria do Santíssimo Sacramento
A partir do dia 5 de Março, no final das Eucaristias, na Casa da Fábrica, pode ser efectuado o pagamento das cotas.
Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
A nossa paróquia está a organizar uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, acompanhada pelo Sr. Padre José Ricardo, a realizar de 22 a 26 de Agosto de 2022.
Tem como mínimo de participantes 25 pessoas e um custo de 700,00€ por pessoa, com tudo incluído. Se o número de participantes for superior o custo será inferior.
Quem pretender inscrever-se, ou obter mais informações, pode fazê-lo junto do nosso pároco.
Celebrações Eucarísticas
Domingo dia 6Mar, às 9H30 – I Domingo da Quaresma – Ano C.
Quarta-feira dia 9Mar, às 19H00 – Eucaristia.
Sábado dia 12Mar, às 17H00 – Eucaristia Vespertina.
Domingo dia 13Mar, às 9H30 – II Domingo da Quaresma – Ano C.
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário