Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 12 de março de 2022

II DOMINGO DA QUARESMA – Ano C

 



Como é bom estar aqui!

Só pode ser em Deus!


   


As leituras deste domingo convidam-nos a reflectir sobre a nossa “transfiguração”, a nossa conversão à vida nova de Deus; nesse sentido, são-nos apresentadas algumas pistas.

A primeira leitura apresenta-nos Abraão, o modelo do crente. Com Abraão, somos convidados a “acreditar”, isto é, a uma atitude de confiança total, de aceitação radical, de entrega plena aos desígnios desse Deus que não falha e é sempre fiel às promessas.

A segunda leitura convida-nos a renunciar a essa atitude de orgulho, de auto-suficiência e de triunfalismo, resultantes do cumprimento de ritos externos; a nossa transfiguração resulta de uma verdadeira conversão do coração, construída dia a dia sob o signo da cruz, isto é, do amor e da entrega da vida.

O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Filho amado do Pai, cujo êxodo (a morte na cruz) concretiza a nossa libertação. O projecto libertador de Deus em Jesus não se realiza através de esquemas de poder e de triunfo, mas através da entrega da vida e do amor que se dá até à morte. É esse o caminho que nos conduz, a nós também, à transfiguração em Homens Novos.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – Gen 15,5-12.17-18

Leitura do Livro do Génesis

Naqueles dias, Deus levou Abraão para fora de casa e disse-lhe:

«Olha para o céu e conta as estrelas, se as puderes contar».

E acrescentou: «Assim será a tua descendência».

Abraão acreditou no Senhor, o que lhe foi atribuído em conta de justiça.

Disse-lhe Deus: «Eu sou o Senhor que te mandou sair de Ur dos caldeus, para te dar a posse desta terra».

Abraão perguntou: «Senhor, meu Deus, como saberei que a vou possuir?»

O Senhor respondeu-lhe: «Toma uma vitela de três anos, uma cabra de três anos e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho».

Abraão foi buscar todos esses animais, cortou-os ao meio e pôs cada metade em frente da outra metade; mas não cortou as aves. Os abutres desceram sobre os cadáveres, mas Abraão pô-los em fuga. Ao pôr do sol, apoderou-se de Abraão um sono profundo, enquanto o assaltava um grande e escuro terror. Quando o sol desapareceu e caíram as trevas, um brasido fumegante e um archote de fogo passaram entre os animais cortados. Nesse dia, o Senhor estabeleceu com Abraão uma aliança, dizendo:

«Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egipto até ao grande rio Eufrates».


LEITURA II – Filip 3,17-4,1

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses

Irmãos:

Sede meus imitadores e ponde os olhos naqueles que procedem segundo o modelo que tendes em nós. Porque há muitos, de quem tenho falado várias vezes e agora falo a chorar, que procedem como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição: têm por deus o ventre, orgulham-se da sua vergonha e só apreciam as coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e minha coroa, permanecei firmes no Senhor.


EVANGELHO – Lc 9,28b-36

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar.

Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus:

«Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».

Não sabia o que estava a dizer. Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saiu uma voz, que dizia:

«Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O».

Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.


Avisos à Comunidade Paroquial:


Confraria do Santíssimo Sacramento

No final das Eucaristias, na Casa da Fábrica, pode ser efectuado o pagamento das cotas.


Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

Como foi anunciado anteriormente, a nossa paróquia está a organizar uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, acompanhada pelo Sr. Padre José Ricardo, a realizar de 22 a 26 de Agosto de 2022.

Tem como mínimo de participantes 25 pessoas e um custo de 700,00€ por pessoa, com tudo incluído. Se o número de participantes for superior o custo será inferior.

Quem pretender inscrever-se, ou obter mais informações, pode fazê-lo junto do nosso pároco.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 13Mar, às 9H30 II Domingo da Quaresma – Ano C.


Quarta-feira dia 16Mar, às 19H00Eucaristia – 7º Dia do falecimento de Maria Elisa Pinto Lopes Maia.


Sábado dia 19Mar, às 17H00 – Eucaristia Vespertina.

Domingo dia 20Mar, às 9H30 – III Domingo da Quaresma – Ano C.



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário