Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 13 de março de 2022

PELA PAZ NA UCRÂNIA

 



Em nome de Deus, parem este massacre!

- apelo do Papa no final da Oração do Ângelus


   


No final da Oração Mariana do Ângelus de hoje, o Papa Francisco apelou, mais uma vez, ao fim da guerra na Ucrânia.

O Santo Padre não poupa palavras para condenar o massacre de civis indefesos vítimas da guerra na Ucrânia iniciada a 24 de Fevereiro de 2022.

"Diante da barbárie da matança de crianças, de pessoas inocentes e de civis indefesos, não há razões estratégicas plausíveis".


PAPA FRANCISCO

ÂNGELUS

Praça de São Pedro, Domingo, 13 de Março de 2022

[…]

Depois do Ângelus

Irmãos e irmãs, acabamos de rezar à Virgem Maria. Esta semana, a cidade que tem o seu nome, Mariupol, tornou-se uma cidade mártir da guerra desoladora que assola a Ucrânia. Diante da barbárie da matança de crianças, de pessoas inocentes e de civis indefesos, não há razões estratégicas plausíveis: basta parar a inaceitável agressão armada, antes que se reduzam as cidades a cemitérios. Com dor no coração, junto a minha voz à das pessoas comuns que imploram pelo fim da guerra. Em nome de Deus, ouça-se o clamor dos que sofrem e ponha-se fim aos bombardeamentos e aos ataques! Invista-se real e decididamente na negociação, e que os corredores humanitários sejam efectivos e seguros. Em nome de Deus, eu peço: parem com este massacre!

Desejo, mais uma vez, exortar ao acolhimento dos numerosos refugiados, nos quais Cristo está presente, e agradecer a grande rede de solidariedade que se formou. Peço a todas as comunidades diocesanas e religiosas que aumentem os momentos de oração pela paz . Deus é apenas o Deus da paz, não é o Deus da guerra, e aqueles que apoiam a violência profanam seu nome. Agora rezamos em silêncio por aqueles que sofrem e para que Deus converta os corações a uma firme vontade de paz.




Em Lviv, a Oração Inter-religiosa pela paz na Ucrânia

Na passada Quarta-feira, 10 de Março, foi realizada uma oração pela Ucrânia na catedral da Arquidiocese dos Latinos de Lviv, com a participação de representantes de várias Igrejas e religiões cristãs. A oração foi presidida pelo enviado especial do Papa Francisco, o cardeal Konrad Krajewski.

Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, líder e Pai da Igreja Greco-Católica Ucraniana, participou na oração. Representantes de autoridades locais, regionais e municipais também estiveram presentes na oração.

No seu discurso de boas-vindas, o arcebispo Mieczyslaw Mokrzycki agradeceu ao cardeal Konrad Krajewski a sua presença na Ucrânia durante esta guerra difícil e perigosa, tendo afirmado:

Neste tempo trágico de guerra e sofrimento humano, momento de desespero pela perda de nossos entes queridos ou o abandono de nossas casas, desejamos dirigir uma sincera oração comum ao nosso Pai Celestial em favor da paz. Por esta razão, representantes de diferentes religiões e denominações se reuniram na Catedral de Lviv".

Durante a oração comum, o líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana rezou pela Ucrânia com as seguintes palavras:

Deus, Pai Todo-Poderoso, Senhor, Filho unigénito, Jesus Cristo e o Espírito Santo, único Deus e única força! Diante de Teus olhos colocamos hoje a dor e o sofrimento da Ucrânia, montanhas de cadáveres, rios de sangue e mar de lágrimas. Rezamos por todos aqueles que deram suas vidas pela pátria, por nossas forças armadas, pelos filhos e filhas da Ucrânia que com seus corpos defendem suas vidas do inimigo. Rezamos por todos os civis inocentes mortos na Ucrânia: mulheres, crianças, idosos. Rezamos pelas vítimas de Mariupol que são colocadas em grandes valas comuns sem uma sepultura digna e honra cristã. Aceite nossa oração pelo seu eterno descanso!”.

Após, cada representante da Igreja e da comunidade religiosa leu sua oração pela paz na Ucrânia.




Santuário de Fátima envia imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia


A pedido do arcebispo e metropolita da Igreja greco-católica de Lviv, a imagem partirá no inicio da próxima semana.

A imagem, que permanecerá durante um mês na Ucrânia, partirá de Lisboa para Cracóvia, na Polónia, e lá será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.

O pedido formal do arcebispo foi efectuado a 10 de Março:

Pedimos que nos possam enviar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua protecção para que a paz regresse ao país”.

O Reitor do Santuário, o padre Carlos Cabecinhas, sublinhou esta missão pastoral de oração pela paz que a Imagem irá cumprir na Ucrânia:

"Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezassemos pela paz; é esta oração que aqui fazemos diariamente que estará presente na oração de todos os ucranianos diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima".


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; Santuário de Fátima


Sem comentários:

Enviar um comentário