De 22 a 26 de Agosto de 2022
Peregrinação que a nossa paróquia está a organizar e que será acompanhada pelo Sr. Padre José Ricardo.
Tem como mínimo de participantes 25 pessoas e um custo de 700,00€ por pessoa, com tudo incluído.
Quem pretender inscrever-se, ou obter mais informações, pode fazê-lo junto do nosso pároco.
Aparições de Nossa Senhora a Bernadette
No dia 11 de Fevereiro de 1858, a jovem Bernadete, acompanhada por sua irmã e uma amiga, estava em Massabielle para recolher lenha, quando, ao tirar as suas meias para atravessar o riacho e entrar na gruta, ouviu um barulho como uma rajada de vento, levantou a cabeça em direcção à gruta e viu "uma senhora vestida de branco" que "usava um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa amarela em cada pé". A pequena camponesa fez o sinal da cruz e recitou o Terço com a Senhora. Depois, terminada a oração, a Senhora desapareceu de repente. Seguiram-se mais 17 aparições, até o dia 16 de Julho de 1858.
Revelando-se como a Imaculada Conceição, Maria, Mãe de Jesus, quis explicar que todo seu ser consiste em conceber o Filho de Deus, em ser toda para Ele. "Por isso ela é Imaculada, habitada por Deus", explica a página oficial do Santuário de Lourdes.
Bernadette Soubirous tinha catorze anos, primogénita de sete filhos, e nascida numa família humilde. Analfabeta, doente, a jovem mostraria ao longo dos anos um temperamento duro e um carácter de ferro, enfrentando sofrimentos físicos e calúnias com coragem e grande fé. Entrou para as Irmãs da Caridade e morreu, aos 35 anos de idade, em 16 de Abril de 1879. Pio XI proclamou-a santa em 8 de Dezembro de 1933. Uma data não aleatória, dado que a Virgem se apresentou a Bernadette como "A Imaculada Conceição", que é celebrada precisamente em 8 de Dezembro.
No local das aparições, na área da gruta de Massabielle, foi construída uma igreja primitiva inaugurada em 1866, enquanto a conclusão da primeira basílica data de 1871, seguida por uma segunda em 1901. Por fim, em 1957, foi construída a basílica de São Pio X, capaz de acomodar mais de vinte mil pessoas.
Imediatamente o santuário francês tornou-se o destino das peregrinações dos doentes e sofredores, de tal forma que no dia 11 de Fevereiro, aniversário da primeira aparição, a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente. Ao longo dos anos houve muitas curas devido à intercessão de Nossa Senhora de Lourdes. A Igreja reconheceu 70 deles como milagrosos. Mais de 80% dos casos envolvem mulheres. A maioria dos curados venceu a doença após o contacto com a água de Lourdes.
Itinerário da Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Segunda-feira, 22Ago, 5H30 – partida de São Cristóvão com passagem por: Chaves, Leon (visitas e almoço), Burgos (visitas, jantar e alojamento).
Terça-feira, 23Ago – partida de Burgos (após pequeno-almoço) com passagem por: Azpeitia (terra natal de São Tiago de Loyola com visita Santuário de Loyola), São Sebastian (visitas e almoço), Lourdes (jantar e alojamento).
Quarta-feira, 24Ago – Lourdes - dia dedicado às Cerimónias Religiosas no Santuário com visita à Basílica, Gruta da Aparição, Via-sacra e Procissão de Velas junto à Gruta (refeições e alojamento).
Quinta-feira, 25Ago - partida de Lourdes (após pequeno-almoço) com passagem por: Pamplona (visitas e almoço), Xavier (visitas na terra natal de São Francisco Xavier), regresso a Pamplona (jantar e alojamento).
Sexta-feira, 26Ago – partida de Pamplona (após pequeno-almoço), passagem por Valladolid (visitas e almoço) e regresso a São Cristóvão do Muro.
Documentos para imprimir / visualizar:
Programa da Peregrinação [PDF]
Ficha de Inscrição [PDF]
Fontes: Santuário de Lourdes; Notícias do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário