Saber entender o outro e abraçá-lo
A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com Ele.
O Evangelho apresenta-nos o Deus/Pai que ama de forma gratuita, com um amor fiel e eterno, apesar das escolhas erradas e da irresponsabilidade do filho rebelde. E esse amor lá está, sempre à espera, sem condições, para acolher e abraçar o filho que decide voltar. É um amor entendido na linha da misericórdia e não na linha da justiça dos homens.
A segunda leitura convida-nos a acolher a oferta de amor que Deus nos faz através de Jesus. Só reconciliados com Deus e com os irmãos podemos ser criaturas novas, em quem se manifesta o homem Novo.
A primeira leitura, a propósito da circuncisão dos israelitas, convida-nos à conversão, princípio de vida nova na terra da felicidade, da liberdade e da paz. Essa vida nova do homem renovado é um dom do Deus que nos ama e que nos convoca para a felicidade.
Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I – Jos 5,9a.10-12
Leitura do Livro de Josué
Naqueles dias, disse o Senhor a Josué:
«Hoje tirei de vós o opróbrio do Egipto».
Os filhos de Israel acamparam em Gálgala e celebraram a Páscoa, no dia catorze do mês, à tarde, na planície de Jericó. No dia seguinte à Páscoa, comeram dos frutos da terra: pães ázimos e espigas assadas nesse mesmo dia. Quando começaram a comer dos frutos da terra, no dia seguinte à Páscoa, cessou o maná. Os filhos de Israel não voltaram a ter o maná, mas, naquele ano, já se alimentaram dos frutos da terra de Canaã.
LEITURA II – 2 Cor 5,17-21
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram; tudo foi renovado. Tudo isto vem de Deus, que por Cristo nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. Na verdade, é Deus que em Cristo reconcilia o mundo consigo, não levando em conta as faltas dos homens e confiando-nos a palavra da reconciliação. Nós somos, portanto, embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio. Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. A Cristo, que não conhecera o pecado, Deus identificou-O com o pecado por causa de nós, para que em Cristo nos tornemos justiça de Deus.
EVANGELHO – Lc 15,1-3.11-32
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo:
«Este homem acolhe os pecadores e come com eles».
Jesus disse-lhes então a seguinte parábola:
«Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me toca’. O pai repartiu os bens pelos filhos. Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou quanto possuía, numa vida dissoluta. Tendo gasto tudo, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar privações. Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra, que o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele matar a fome com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Então, caindo em si, disse:
‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho, mas trata-me como um dos teus trabalhadores’.
Pôs-se a caminho e foi ter com o pai. Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho:
‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
Mas o pai disse aos servos:
‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’.
E começou a festa. Ora o filho mais velho estava no campo. Quando regressou,
ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. O servo respondeu-lhe:
‘O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque ele chegou são e salvo’.
Ele ficou ressentido e não queria entrar. Então o pai veio cá fora instar com ele. Mas ele respondeu ao pai:
‘Há tantos anos que eu te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo’.
Disse-lhe o pai:
‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’».
Avisos à Comunidade Paroquial:
Confraria do Santíssimo Sacramento
No final das Eucaristias, na Casa da Fábrica, pode ser efectuado o pagamento das cotas.
Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Conforme tem sido anunciado, a nossa paróquia está a organizar uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, acompanhada pelo Sr. Padre José Ricardo, a realizar de 22 a 26 de Agosto de 2022.
Quem pretender inscrever-se, ou obter mais informações, pode fazê-lo junto do nosso pároco.
Sacramento da Reconciliação
As Confissões Quaresmais serão no dia 7 de Abril, Quinta-feira, das 17H00 às 20H00, na nossa igreja, com a presença de alguns dos padres da nossa vigararia.
Para as restantes paróquias, pode ser consultado o calendário no Boletim Vicarial de Março.
Procissão do Senhor dos Passos
Realiza-se no Domingo da próxima semana, dia 3 de Abril, com início na igreja paroquial às 16H00. As Zeladoras entregaram 1.600,00€ que foram angariados no jantar de angariação de fundos para fazer face às despesas com a Procissão do Senhor dos Passos.
Convívio Paroquial
Vai realizar-se no Domingo dia 22 de Maio, em Viana do Castelo, com celebração Eucarística na Basílica de Santa Luzia. Quem pretender inscrever-se, pode fazê-lo junto dos membros do Conselho Económico, das Zeladoras ou na sacristia.
Celebrações Eucarísticas
Notas: Decorrendo a partir da próxima semana as Confissões Quaresmais na Vigararia, até à Semana Santa as Eucaristias à Quarta-feira passam a celebrar-se às 8H30; No Domingo 22 de Maio, a Eucaristia Dominical será celebrada na Basílica de Santa Luzia e não na igreja paroquial; Por ser o primeiro Sábado do mês, na próxima semana a Eucaristia Vespertina será celebrada na Capela de São Pantaleão.
Domingo dia 27Mar, às 9H30 – IV Domingo da Quaresma – Ano C.
Quarta-feira dia 30Mar, às 8H30 – Eucaristia.
Sábado dia 2Abr, às 17H00 – Eucaristia Vespertina, na Capela de São Pantaleão.
Domingo dia 3Abr, às 9H30 – V Domingo da Quaresma – Ano C.
Na próxima semana ocorre 1.º Aniversário do falecimento de Maria Luísa Vieira Alves Maia (29Mar).
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário