Pelos cristãos em contextos de conflito
Intenção de oração:
Rezemos para que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito, especialmente no Médio Oriente, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança.
REFLEXÃO
O Santo Padre este mês pede que rezemos para que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito, especialmente no Médio Oriente, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança. Com esta intenção, os cristãos são convidados a tornar-se instrumentos activos de paz nas suas comunidades, mesmo quando estão cercados de violência e divisão. Isso implica promover o diálogo, a compreensão e a cooperação, actuando como pontes que unem em vez de muros que separam.
A reconciliação é um processo-chave para curar as feridas do conflito e construir uma paz duradoura. Os cristãos são chamados a ser agentes de reconciliação, mostrando misericórdia e promovendo a justiça, perdoando como foram perdoados por Deus. Este esforço pode inspirar outros a seguir o mesmo caminho em direcção à paz.
Em situações de guerra e conflito, pode ser fácil cair no desespero. No entanto, a intenção do Papa sublinha a importância de manter viva a esperança, confiando que um futuro de paz é possível com a ajuda do Senhor. Nós, os cristãos, podemos ser um farol de esperança nas nossas comunidades ao manter uma fé inabalável e trabalhar incansavelmente por um mundo mais justo e pacífico.
O Médio Oriente, berço das três grandes religiões abraâmicas, tem um significado especial na busca pela paz mundial. A intenção também destaca a necessidade de apoiar os cristãos nesta região, que podem desempenhar um papel único na promoção do diálogo inter-religioso e na construção de pontes entre comunidades divididas.
Cada cristão, independentemente de onde esteja, é chamado a ser um instrumento de paz.
ORAÇÃO
Ó Deus, que pelo precioso sangue de teu Filho reconciliaste o mundo contigo:
pedimos-te hoje pelos cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito.
Que sejam sementes de reconciliação mostrando misericórdia e promovendo a justiça, construindo pontes entre comunidades divididas e perdoando sempre, como foram perdoados por ti. Que a sua presença e testemunho contribuam para a reconciliação, curando feridas e inspirando outros a construir e seguir um caminho até à paz.
Senhor Jesus, que chamaste bem-aventurados aos que trabalham pela paz, faz com que nos tornemos instrumentos activos de paz nas nossas comunidades, mesmo quando estivermos cercados pela violência e pela divisão.
Espírito Santo, garante da verdadeira esperança: ajuda os cristãos a serem um farol de esperança, mantendo uma fé inabalável e trabalhando incansavelmente por um mundo mais pacífico e justo, confiantes de que, com a ajuda do Senhor, um futuro de paz é possível.
Ámen.
ATITUDES
Trabalhar pela paz - Somos verdadeiramente pessoas de paz? Enche-nos o desejo de manifestar, em todos os lugares, a mansidão de Jesus, sem esperar nada em troca? Tornamos nossos, carregando-os nos nossos corações e nas nossas orações, o cansaço, as feridas e a desunião que vemos ao nosso redor?» (Papa Francisco)
Valorizar os pequenos gestos - Através dos pequenos gestos fraternos de cada dia, onde quer que estejas, podes semear a comunhão e assim contribuir para a paz mundial. Que gestos fraternos podes pôr em prática no teu quotidiano?
Promover a reconciliação - Procura reconciliar-te com o teu irmão enquanto segues caminho, e reza para que Jesus ame em ti aqueles que Ele coloca na tua vida, aqueles que, na tua família, na tua comunidade, no teu trabalho, são mais difíceis de aceitar. O Senhor conta com o teu testemunho.
Manter viva a esperança - Onde colocas a tua esperança? Lembra-te de que, no meio das dificuldades, só Cristo pode manter viva uma esperança que não desilude. Acolhe-a no contacto diário com Ele, para espalhá-la ao teu redor.
Solidarizar-se com aqueles que sofrem com a guerra - Como queres ajudar os irmãos e irmãs que, no Médio Oriente, arriscam as suas vidas por Cristo ao darem testemunho de solidariedade e caridade para com aqueles que sofrem com a guerra? O que fazes por amor no teu lugar é valioso e uma preciosa ajuda nesta missão.
O VÍDEO DO PAPA – Pelos cristãos em contextos de conflito
"Deus da paz, que, pelo sangue do Teu Filho, reconciliaste o mundo contigo, hoje rezamos pelos cristãos que vivem em meio a guerras e violências.
Mesmo cercados pela dor, que nunca deixem de sentir a gentil bondade da Tua presença e as orações de seus irmãos e irmãs na fé.
Pois somente por Ti, e fortalecidos pelos laços fraternos, podem tornar-se sementes de reconciliação, construtores de esperança em pequenos e grandes gestos, capazes de perdoar e seguir adiante, de superar divisões e de buscar a justiça com misericórdia.
Senhor Jesus, que chamaste bem-aventurados os que promovem a paz, fazei de nós instrumentos da Tua paz, mesmo onde a harmonia parece impossível.
Espírito Santo, fonte de esperança nas horas mais sombrias, sustentai a fé dos que sofrem e fortalecei a sua esperança. Não permitas que caiamos na indiferença, e fazei de nós construtores da unidade, como Jesus.
Ámen.”
Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa

Sem comentários:
Enviar um comentário