Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

CARTA APOSTÓLICA “IN UNITATE FIDEI”

 



Do Papa Leão XIV

sobre o Concílio de Niceia

   


O novo Documento do Papa, a Carta Apostólica “In unitate fidei [Na unidade da fé], divulgada na Solenidade de Cristo Rei, destaca a centralidade do Credo, o valor da unidade cristã e prepara espiritualmente a Viagem Apostólica do Pontífice à Turquia.

Publicada no Domingo dia 23 de Novembro, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, por ocasião dos 1700 anos do Concílio de Niceia, a Carta Apostólica "In unitate fidei" traz um forte apelo à renovação da fé e à unidade dos cristãos.

Dividido em doze pontos, o documento tem por objectivo, segundo o próprio Papa, “encorajar toda a Igreja a renovar seu entusiasmo pela profissão de fé”. A Carta coloca em destaque a herança espiritual e doutrinal deixada pelo Concílio de 325, evento decisivo na formulação do Credo professado por todas as tradições cristãs.

A Carta dedica ampla atenção ao diálogo entre os cristãos. O Pontífice reafirma que o Caminho Ecuménico, sustentado pelo baptismo comum e pelo Credo de Niceia, permitiu reconhecer nas demais tradições nossos irmãos e irmãs em Jesus Cristo.

Realmente, o que nos une é muito mais do que o que nos divide! Assim, num mundo dividido e dilacerado por muitos conflitos, a única Comunidade cristã universal pode ser sinal de paz e instrumento de reconciliação, contribuindo de forma decisiva para um compromisso mundial pela paz.”

A Carta conclui com uma oração do Papa Leão XIV ao Espírito Santo, para que Ele possa acompanhar e guiar o caminho da unidade cristã, e reunir a Igreja no único rebanho de Cristo:

Santo Espírito de Deus, Vós guiais os fiéis no caminho da história. Nós vos agradecemos por terdes inspirado os Símbolos da fé e por suscitardes no coração a alegria de professar a nossa salvação em Jesus Cristo, Filho de Deus, consubstancial ao Pai. Sem Ele, nada podemos. Vós, Espírito eterno de Deus, de época em época rejuvenesceis a fé da Igreja. Ajudai-nos a aprofundá-la e a voltar sempre ao essencial para a anunciar. Para que o nosso testemunho no mundo não seja inerte, vinde, Espírito Santo, com o teu fogo de graça, para reavivar a nossa fé, para nos inflamar de esperança, para nos inflamar de caridade. Vinde, divino Consolador, Vós que sois a harmonia, para unir os corações e as mentes dos crentes. Vinde e dai-nos o prazer da beleza da comunhão. Vinde, Amor do Pai e do Filho, para nos reunir no único rebanho de Cristo. Mostrai-nos os caminhos a seguir, para que, com a vossa sabedoria, voltemos a ser o que somos em Cristo: uma só coisa, para que o mundo acredite. Ámen.”


A celebração ecuménica de oração pelo 1700º aniversário do Concílio de Niceia está marcada para 28 de Novembro, na actual cidade turca de Íznik, perto das escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário