O Papa iniciou hoje a sua primeira
Viagem Apostólica Internacional
No início desta manhã, o Papa Leão XIV iniciou a sua primeira Viagem Apostólica Internacional com destino à Turquia e ao Líbano.
O Santo Padre chegou a Ancara ao fim da manhã e foi recebido pelas autoridades do país no aeroporto da capital turca. A cerimónia incluiu a apresentação das delegações e a homenagem da Guarda de Honra, seguida de um breve encontro com o ministro na State Guest House.
Em seguida, o Pontífice foi de automóvel para o Mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador e primeiro presidente da República da Turquia, reverenciado como o “Pai dos Turcos”. Durante a visita ao Anıtkabir (literalmente, "túmulo memorial"), assinou o Livro de Honra, acompanhado por uma delegação oficial composta pelo Ministro, pelo Vice-Governador e pelo Comandante do Mausoléu.
O memorial tem grande significado para os turcos, pois homenageia o fundador da Turquia moderna e simboliza o nascimento, a modernização e o secularismo da nação. Mustafa Kemal Ataturk é reverenciado por liderar o Movimento Nacional Turco, estabelecer a República em 1923 e servir como seu primeiro presidente.
O local também é o descanso final de Ísmet Ínonu, o segundo presidente da Turquia, que foi sepultado ali após sua morte em 1973.
Cerimónia de Boas-vindas no Palácio Presidencial.
No seu primeiro discurso em terras turcas, o Papa exortou as autoridades do país a valorizarem a diversidade: "Uma sociedade só está viva se for plural". Leão XIV enfatizou que os cristãos "pretendem contribuir positivamente para a unidade de seu país". A propósito da contribuição feminina, disse que "as mulheres se colocam cada vez mais a serviço do país e da sua positiva influência no panorama internacional". Espera que "Turquia possa ser um factor de estabilidade e aproximação entre os povos".
Ao final da tarde, o Papa deixou a capital Ancara rumo a Istambul.
Ao descer do avião, o Pontífice foi acolhido por algumas crianças que lhe ofereceram flores e por autoridades locais. Não houve discursos. Após as breves saudações, o Santo Padre deslocou-se em automóvel até a Delegação Apostólica, distante 24 km, que o acolherá durante sua permanência em Istambul.
Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

Sem comentários:
Enviar um comentário