- o Bispo de Aveiro
na partilha da Luz da Paz de Belém
No passado Domingo, dia 14 de Dezembro, na Diocese de Aveiro, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português realizou a cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ 2025 – este ano sob o lema “Luz da Paz de Belém, uma Luz que nos Orienta!”.
Na cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ 2025, o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, explicou que “a paz constrói-se a partir de cada um” e alertou para o “mundo que se constrói no ódio e na divisão, e não nos valores do Evangelho”.
As várias dioceses católicas em Portugal continental e nas regiões autónomas, através das Juntas Regionais do CNE, vão promover celebrações de partilha diocesanas da ‘Luz da Paz de Belém’, que será partilhada nas cerimónias locais e espalhada por comunidades, escolas, associações, hospitais, prisões, lares e paróquias, um gesto simples, transportando uma chama, de mão em mão, sem nunca se apagar.
Na nossa paróquia, a distribuição da Luz da Paz de Belém será feita nas Eucaristias do próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de Dezembro, pelo Grupo de Escuteiros de Alvarelhos.
A ‘Luz da Paz de Belém’ é uma iniciativa que nasceu em 1986, na Áustria, no âmbito de uma campanha de solidariedade natalícia promovida pela ORF (Rádio e Televisão Austríaca); como “sinal de esperança para crianças e famílias em dificuldades”, uma chama é acesa na Gruta da Natividade, em Belém, e trazida para a Europa.
Uma comitiva do CNE viajou até à Áustria e participou na cerimónia internacional da entrega da ‘Luz da Paz de Belém’. A lobita Emma foi a responsável por trazer esta chama.
Intervenção de D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, na Cerimónia da entrega da Luz da Paz de Belém na Sé de Leiria no dia 15 de Dezembro de 2025:
Fontes: Agência Ecclesia; Flor de Lis (Corpo Nacional de Escutas); Diocese de Leiria-Fátima

Sem comentários:
Enviar um comentário