Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 20 de dezembro de 2025

IV DOMINGO DO ADVENTO – Ano A

 




Acolher o Deus connosco

   


No último Domingo do Advento, a liturgia apresenta-nos o Menino cujo nascimento nos preparamos para celebrar: Ele é o “Emanuel”, o “Deus connosco”, o Deus Amigo e Irmão que vem ao nosso encontro para nos salvar de tudo aquilo que impede o nosso encontro com a vida verdadeira. A Boa Notícia da vinda do Menino Deus dá um sentido novo e pleno à história dos homens.

Na primeira leitura o profeta Isaías garante ao rei Acaz – preocupado porque o seu reino está sob ameaça dos inimigos – que há razões para encarar o futuro com esperança. A jovem esposa do rei vai dar à luz um menino que assegurará o futuro da nação. O nascimento desse menino será um sinal de que Deus está e estará sempre com o Seu povo, acompanhando-o nos caminhos da vida e da história.

No Evangelho temos uma composição do “catequista” Mateus sobre o Menino que vai nascer de Maria de Nazaré e que será o “Emanuel”, o “Deus connosco”, o Deus que vem visitar-nos para ficar ao nosso lado e para nos oferecer a salvação. José, o jovem “prometido” de Maria, é convidado a colaborar no projecto de Deus e a acolher esse menino. A resposta humilde e generosa de José às solicitações de Deus fazem dele um exemplo para todos aqueles que se preparam para acolher o nascimento de Jesus.

Na segunda leitura o apóstolo Paulo apresenta-se aos cristãos de Roma. Define-se como “servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca do Seu Filho”. Paulo, depois de ter sido “visitado” pelo Senhor Jesus, construiu toda a sua vida à volta d’Ele e tornou-se Sua testemunha até aos confins da terra.


Comentário à liturgia do IV Domingo do Advento, pelo Padre João Lourenço:


LEITURA I – Isaías 7,10-14

Leitura do Livro de Isaías

Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas».

Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova».

Então Isaías disse: «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel».


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 23 (24)

Refrão: Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso

Do Senhor é a terra e o que nela existe, o mundo e quantos nele habitam. Ele a fundou sobre os mares e a consolidou sobre as águas.

Quem poderá subir à montanha do Senhor? Quem habitará no seu santuário? O que tem as mãos inocentes e o coração puro, que não invocou o seu nome em vão nem jurou falso.

Este será abençoado pelo Senhor e recompensado por Deus, seu Salvador. Esta é a geração dos que O procuram, que procuram a face do Deus de Jacob.


LEITURA II – Romanos 1,1-7

Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos

Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido da descendência de David, segundo a carne, mas, pelo Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.


ALELUIA – Mateus 1,23

Aleluia. Aleluia.

A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emanuel, Deus connosco.


EVANGELHO – Mateus 1,18-24

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo:

Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».

Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’».

Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.


Avisos à Comunidade Paroquial:

Luz da Paz de Belém

No final das Eucaristias deste fim-de-semana, dias 20 e 21 de Dezembro, é feita na nossa comunidade paroquial a distribuição da Luz da Paz de Belém pelo Grupo de Escuteiros de Alvarelhos. Somos convidados a levar, ou adquirir junto dos escuteiros, uma vela ou outro meio seguro para transportar acesa a Luz para nossas casas, mantendo-a acesa até à noite de Natal.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 21Dez, às 09H30, IV Domingo do Advento – Ano A


Quinta-feira dia 25Dez, às 09H30, Eucaristia do Dia de Natal


Sábado dia 27Dez, às 17H00, Eucaristia Vespertina

Domingo dia 28DezNov, às 09H30, Eucaristia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José – Ano A


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário