Cuidar da família
A liturgia da Palavra deste domingo da Sagrada Família propõe-nos a família de Jesus como modelo das nossas comunidades familiares, dando indicações práticas para nos ajudar a construir famílias felizes, que sejam espaços de encontro e partilha, de fraternidade e amor verdadeiro.
A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais: honrar, respeitar, cuidar, amar.
A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser Homem Novo. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.
O Evangelho apresenta uma catequese sobre Jesus e a missão que o Pai lhe confiou; mas, sobretudo, propõe-nos o quadro de uma família exemplar, a família de Nazaré.
A Sagrada Família, que também se defronta com crises, dificuldades e contrariedades, é uma família em que cada membro está solidário com o outro e disposto a partilhar os riscos que o outro corre; uma família em que cada membro aceita renunciar ao comodismo e sacrificar-se para que o outro possa viver; uma família em que os problemas de um são os problemas de todos e em que todos estão dispostos a arriscar, quando se trata de defender o outro; uma família que se mantém unida e solidária.
A Sagrada Família de Nazaré é também uma família onde se escuta a Palavra de Deus e onde se aprende a ler os sinais de Deus. É na escuta da Palavra que consegue encontrar as soluções para vencer as contrariedades; é na escuta de Deus que consegue descobrir os caminhos a percorrer, a fim de assegurar a cada um dos seus membros a vida e o futuro.
A Sagrada Família é ainda uma família que obedece a Deus. Qual é o segredo desta família chamada sagrada ou santa? Primeiro, a confiança: de Maria, depois de ter posto a questão “como será isso?”; de José, ao receber Maria; de Jesus, ao consagrar-se às coisas de seu Pai. E depois, a fidelidade: de Maria, ao guardar e meditar todas os acontecimentos no seu coração; de José, ao levantar-se quando o Senhor lhe pede e ensina a Jesus o ofício de carpinteiro; de Jesus, ao fazer da vontade do Pai o seu alimento.
A nossa família, ou comunidade, é lugar onde se reza e escuta a Palavra de Deus, onde se procura ler os sinais de Deus, onde se procura perceber o que Deus diz, onde há sentido de partilha?
O segredo da santidade consiste em procurarmos ser santos no quotidiano da vida, à maneira da Sagrada Família de Nazaré!
Comentário à liturgia da Eucaristia da Festa da Sagrada Família, pelo Padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I – Ben Sirá 3,3-7.14-17a [versão grega: 3,2-6.12-14]
Leitura do Livro de Ben Sirá
Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles a autoridade da mãe. Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados, e acumula um tesouro quem honra sua mãe. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será atendido na sua oração. Quem honra seu pai terá longa vida, e quem lhe obedece será o conforto de sua mãe. Filho, ampara a velhice do teu pai e não o desgostes durante a sua vida. Se a sua mente enfraquece, sê indulgente para com ele e não o desprezes, tu que estás no vigor da vida, porque a tua caridade para com teu pai nunca será esquecida e converter-se-á em desconto dos teus pecados.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127 (128)
Refrão: Felizes os que esperam no Senhor,
Feliz de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos, serás feliz e tudo te correrá bem.
Tua esposa será como videira fecunda no íntimo do teu lar; teus filhos serão como ramos de oliveira ao redor da tua mesa.
Assim será abençoado o homem que teme o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor: vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida.
LEITURA II – Colossenses 3,12-21
Leitura da Epístola de São Paulo aos Colossenses
Irmãos:
Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.
ALELUIA – Colossenses 3,15a.16a
Aleluia. Aleluia.
Reine em vossos corações a paz de Cristo, habite em vós a sua palavra.
EVANGELHO – Mateus 2,13-15.19-23
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Depois de os Magos partirem, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto e fica lá até que eu te diga, pois Herodes vai procurar o Menino para O matar».
José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egipto e ficou lá até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor anunciara pelo profeta: «Do Egipto chamei o meu filho».
Quando Herodes morreu, o Anjo apareceu em sonhos a José no Egipto e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e vai para a terra de Israel, pois aqueles que atentavam contra a vida do Menino já morreram».
José levantou-se, tomou o Menino e sua Mãe, e voltou para a terra de Israel. Mas, quando ouviu dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai, Herodes, teve receio de ir para lá. E, avisado em sonhos, retirou-se para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que fora anunciado pelos Profetas: «Há de chamar-Se Nazareno».
Avisos à Comunidade Paroquial:
Reunião dos responsáveis das Sagradas Famílias
Na próxima Terça-feira, dia 30, às 21H00, no Salão Paroquial, haverá uma reunião com os responsáveis das Sagradas Famílias que percorrem a nossa comunidade paroquial.
Celebração de Encerramento do Ano Jubilar
No próximo Domingo, dia 4, às 15H30 haverá na Igreja Nova da Trofa a Celebração Vicarial de Encerramento do Ano Jubilar na nossa vigararia. Estarão presentes todas as paróquias com os seus estandartes e também todos os coros da vigararia assim como os acólitos. Pede-se a presença dos vários movimentos paroquiais. Todos são convidados a participar.
Celebrações Eucarísticas
Domingo dia 28DezNov, às 09H30, Eucaristia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José – Ano A
Quinta-feira dia 01Jan, às 09H30, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus / Dia Mundial da Paz – Ano A
Sábado dia 03Jan, às 17H00, Eucaristia Vespertina – na Capela de São Pantaleão
Domingo dia 04Jan, às 09H30, Eucaristia da Solenidade da Epifania do Senhor - Ano A – Celebraremos todos os que morreram da nossa comunidade paroquial durante o ano 2025.
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia

Sem comentários:
Enviar um comentário