Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 28 de dezembro de 2013

Boletim Paroquial nº 81

Semana de 29 de Dezembro a 5 de Janeiro de 2014
Festa da Sagrada Família - ANO A


FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ


As leituras deste domingo complementam-se ao apresentar as duas coordenadas fundamentais a partir das quais se deve construir a família cristã: o amor a Deus e o amor aos outros, sobretudo a esses que estão mais perto de nós – os pais e demais familiares.
O Evangelho sublinha, sobretudo, a dimensão do amor de Deus: o projecto de Deus tem de ser a prioridade de qualquer cristão, a exigência fundamental, a que todas as outras se devem submeter.
A família cristã constrói-se no respeito absoluto pelo projecto que Deus tem para cada pessoa.
A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser Homem Novo.
Esse amor deve atingir, de forma mais especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.
A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais. É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.

SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Dia Mundial da Paz
1 de Janeiro de 2014


Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes.
Celebra-se, em primeiro lugar, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.
Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo.
Celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude.
As leituras que hoje nos são propostas exploram, portanto, estas diversas coordenadas. Elas evocam esta multiplicidade de temas e de celebrações.
Na primeira leitura, sublinha-se a dimensão da presença contínua de Deus na nossa caminhada e recorda-se que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude.
Na segunda leitura, a liturgia evoca, outra vez, o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus “filhos”.
É nessa situação privilegiada de “filhos” livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-Lhe “abbá” (“papá”).
O Evangelho mostra como a chegada do projecto libertador de Deus (que se tornou realidade plena no nosso mundo através de Jesus) provoca alegria e felicidade naqueles que não têm outra possibilidade de acesso à salvação: os pobres e os marginalizados.
Convida-nos, também, a louvar a Deus pelo seu amor e a testemunhar o desígnio libertador de Deus no meio dos homens.
Maria, a mulher que proporcionou o nosso encontro com Jesus, é o modelo do crente que é sensível aos projectos de Deus, que sabe ler os seus sinais na história, que aceita acolher a proposta de Deus no coração e que colabora com Deus na concretização do projecto divino de salvação para o mundo.

Natal: «DEUS DIZ-SE NA POBREZA DE CRISTO E ESPERA-NOS NA POBREZA DOS OUTROS»
D. Manuel Clemente desafiou a fixar o olhar «no presépio continuado deste mundo»


Lisboa – 25 dez 2013 (Ecclesia) - D. Manuel Clemente afirmou hoje que o dia de Natal é a celebração da “encarnação de Deus” na pobreza de Cristo e um convite a fixar “o olhar no presépio continuado deste mundo”.
Deus diz-se na pobreza de Cristo e espera-nos na pobreza dos outros”, disse o patriarca de Lisboa na homilia da Missa do Dia de Natal.
Para D. Manuel Clemente, o presépio “deste mundo” não perde a sua “qualidade essencial de verdade humilde, transcendente proximidade e comunhão realizada”.
Quando Jesus nasceu no Presépio de Belém, a única luz veio do céu, pois as da terra iluminavam as cortes de Herodes em Jerusalém ou de César Augusto em Roma. Isto mesmo apela à conversão do nosso olhar para o fixarmos no presépio continuado desde mundo em que Deus nasce e aí mesmo nos espera”, referiu o Patriarca de Lisboa.
A resposta às necessidades dos outros é o lugar legítimo da celebração do Natal”, disse o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, na Sé de Lisboa, sublinhando que o “Verbo encarnado” espera cada cristão “na carne de quem sofre”.
Inclinemo-nos em serviço constante diante de toda a realidade humana em que a encarnação continua”, afirmou.
Para D. Manuel Clemente, as “autossuficiências” e o esquecimento das “insuficiências dos outros” levam ao esquecimento da encarnação de Cristo.
Esquecemo-Lo facilmente quando nos alienamos em autossuficiências desmentidas; esquecemo-Lo facilmente quando descuidamos a insuficiência dos outros, as suas necessidades à espera de solidariedade prática e convicta, de caridade, digamos”, afirmou.
D. Manuel Clemente presidiu à missa do Dia de Natal na Sé de Lisboa, concelebrada pelo patriarca emérito D. José Policarpo, o núncio apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, e outros sacerdotes.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Sábado, dia 04 de Janeiro, às 17:00
Domingo, dia 05 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira não há atendimento

NOTA
Curso para Noivos (CPM) na Cripta da Igreja Nova da Trofa com início a 21 de Fevereiro, para todos os casais que se vão unir em matrimónio durante o próximo ano.
Para mais informações junto do Pároco Rui Alves.

NOTA
Bênção dos Casais que completem durante o ano de 2014, 10 anos de casados (2004), 25 anos de casados (1989), 50 anos de casados (1964), 60 anos de casados (1954), no dia 15 de Junho no Encontro Diocesano a realizar em Santa Maria da Feira.
Inscrições até final do mês de Janeiro, junto do Pároco Rui Alves.

EUCARISTIA de ANO NOVO
Dia 1 de Janeiro
09H00 - Igreja de São Mamede de Coronado
10H30 - Capela de São Bartolomeu
16H00 - Igreja de São Cristóvão do Muro

Sem comentários:

Enviar um comentário