Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O MUNDO NÃO PODE CONTINUAR A OLHAR PARA O LADO, ENQUANTO MILHÕES DE PESSOAS SOFREM DE FOME

"Estamos perante um escândalo mundial que afecta um bilião de pessoas que, ainda hoje, passam fome. Não podemos olhar para o lado e fingir que esta realidade não existe. Os alimentos que existem disponíveis no mundo são suficientes para alimentar a todos."
O Papa Francisco na sua mensagem em apoio à campanha internacional da Cáritas UMA SÓ FAMÍLIA HUMANA, ALIMENTO PARA TODOS (One Human Family, Food For All).



A Confederação Internacional da Cáritas vai lançar amanhã, 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha internacional ‘One Human Family, Food For All’ que apela à erradicação da fome no mundo até ao ano de 2025 e vai começar com uma “onda de oração”.

A Cáritas Internacional convida todos a dedicar pelo menos meia hora ao meio-dia de 10 de Dezembro, momento de lançamento da campanha, para fazer parte da "onda de oração" que passará por todos os continentes do mundo.


Na sua vídeo-mensagem de apoio à campanha o Papa recorda a passagem do Evangelho em que Jesus pediu aos discípulos que dessem de comer a uma multidão que os rodeava, tendo estes recolhido cinco pães e dois peixes, com os quais “conseguiram alimentar uma multidão de pessoas”.
Chegou-se mesmo a recolher o que tinha sobrado para evitar o desperdício”, acrescenta o Papa.

Segundo o Papa Francisco, a parábola da multiplicação dos pães e dos peixes mostra que quando há “vontade”, aquilo que cada um tem “nunca acaba”, pelo contrário, “sobeja e não se perde”.

Partilhemos aquilo que temos, numa atitude de caridade cristã, com todos os que são obrigados a enfrentar numerosos obstáculos para poder satisfazer uma necessidade tão primária e, ao mesmo tempo, sejamos promotores de uma autêntica cooperação com os pobres para que através dos frutos do seu e do nosso trabalho possamos viver uma vida digna”.

Convido todas as instituições do mundo, toda a Igreja e cada um de nós, como uma única família humana, a dar voz a todas as pessoas que passam fome silenciosamente, a fim de que esta voz se torne um grito que possa sacudir o mundo.

Esta campanha quer ser também um convite a todos nós para sermos mais conscientes de nosso regime alimentar, que muitas vezes comporta desperdício de comida e má-utilização dos recursos de que dispomos”.

Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de ver um mundo no qual não haja mais ninguém a morrer de fome”, pede o Papa Francisco, no final da sua mensagem de apoio a esta iniciativa, à qual se associa também a Conferência Episcopal Portuguesa.


Fontes: Caritas Internationalis, Cáritas Portuguesa, Agência Ecclesia, Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário