Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

INQUÉRITO SOBRE A REALIDADE FAMILIAR – DOCUMENTO PREPARATÓRIO DO PRÓXIMO SÍNODO DOS BISPOS

Foi a 8 de Outubro de 2013 que a Santa Sé difundiu a proclamação pelo Papa Francisco da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de 5 a 19 de Outubro de 2014 sobre o tema: «Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização».

 
No dia 5 de Novembro, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi apresentado o documento com o título “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”, no qual está contido um questionário enviado a todas as Conferências Episcopais.
Foi explicado que o questionário é um documento preparatório baseado na doutrina da Igreja sobre a família.
Recolhidas as respostas das Igrejas locais, a Secretaria do Sínodo dos Bispos reunirá no mês de Fevereiro para analisar as respostas e elaborar o “Instrumentum laboris” que será distribuído aos Padres Sinodais antes da Assembleia Extraordinária de Outubro de 2014.

Também foi esclarecido que:
Não se trata de debater questões doutrinais, que já são explicitadas pelo Magistério inclusive em documentos recentes (como a Constituição Pastoral Gaudium et Spes e a Exortação Apostólica Familiaris Consortio de João Paulo II), mas de compreender como anunciar de maneira eficaz o Evangelho da família no período que estamos a viver, marcado por uma evidente crise social e espiritual”.
Foi ainda referido que o Sínodo Extraordinário terá duas características essenciais: a atenção prioritária à evangelização e a perspectiva pastoral, com a qual o Santo Padre convida a olhar para o valor e os desafios da vida familiar hoje.
E que: “Acolhimento e misericórdia constituem o estilo do Papa Francisco, que pede que esse mesmo estilo seja aplicado a todas as pessoas, inclusive às famílias dilaceradas e a quem vive em situação irregular do ponto de vista moral e canónico.”

A Paróquia de São Cristóvão do Muro vai responder ao inquérito com base nos contributos do Conselho Paroquial de Pastoral que integra os representantes dos diversos Grupos Paroquiais.

Para além desta resposta da Paróquia, qualquer fiel católico pode dar o seu contributo individual respondendo ao questionário através das várias opções disponíveis na internet.
Caso pretenda dar o seu contributo, sugerimos a utilização do suporte disponibilizado pela Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa. [disponível até ao dia 8 de Dezembro]


Sem comentários:

Enviar um comentário