Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 8 de março de 2014

Boletim Paroquial nº 91

Semana de 9 a 16 de Março de 2014
I Domingo da Quaresma - ANO A


CONVITE À CONVERSÃO


No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projectos.

A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte.

A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projectos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva.

O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projectos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projectos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar.


Quaresma: PAPA ALERTA PARA RISCO DE «ESQUECER» OS OUTROS
O Papa Francisco destaca importância da «renúncia» e da mudança na preparação da Páscoa


Roma, 05 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à Missa de Quarta-feira de Cinzas, em Roma, alertando para o risco de “esquecer” os sofrimentos dos outros.

Só quando as dificuldades e sofrimentos dos nossos irmãos nos interpelam é que podemos começar o nosso caminho de conversão para a Páscoa. É um itinerário que compreende a cruz e a renúncia”, declarou, na homilia da celebração que decorreu na Basílica de Santa Sabina.

O início do tempo litúrgico da Quaresma, que antecede as celebrações pascais, foi marcado por uma procissão, nas ruas da capital italiana, desde a igreja de Santo Anselmo, acompanhada por cardeais, bispos, religiosos e leigos.

Francisco precisou que a “conversão”, uma das mensagens centrais destes 40 dias, “não se reduz a formas exteriores ou propósitos vagos”, mas deve levar a “desafiar as rotinas”.

Vivemos num mundo cada vez mais artificial, numa cultura do fazer, do útil, no qual excluímos Deus do nosso horizonte, sem nos apercebermos”, advertiu.

Quando vejo no pequeno ambiente diário algumas lutas de poder, penso: ‘Esta gente brinca ao Deus criador, ainda não se aperceberam de que não são Deus”, acrescentou.

A homilia destacou que o valor da vida não depende “da aprovação dos outros ou do sucesso”, mas do que cada um tem “dentro” de si.

O Papa passou em revista três “elementos” tradicionalmente ligados à Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

A Quaresma é tempo de oração, de uma oração mais intensa, mais assídua, mais capaz de assumir as necessidades dos irmãos, de interceder diante de Deus por tantas situações de pobreza e sofrimento”, disse.

Francisco alertou para a prática de um “jejum formal”, que não leva à “escolha de uma vida sóbria, que não desperdiça, que não descarta”.

Em relação à esmola, o Papa destacou que este gesto simboliza a gratuidade, porque se dá “a alguém de quem não se espera receber algo em troca”.

Hoje, muitas vezes, a gratuidade não faz parte da vida quotidiana, onde tudo se compra e vende. Tudo é cálculo e medida”, lamentou.

Em conclusão, Francisco convidou todos a “regressar a Deus”, porque há algo que “não está bem na sociedade, na Igreja”.

Mais uma vez, a Quaresma vem com o seu apelo profético, para lembrar-nos que é possível realizar algo novo em nós mesmos e à nossa volta, simplesmente porque Deus é fiel, continua a ser rico de bondade e de misericórdia”, declarou.

Após a Missa, antes de regressar ao Vaticano, o Papa encontrou-se com a comunidade religiosa dos Dominicanos na Cúria Geral, adjacente à Basílica de Santa Sabina.



AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 11 de Março, às 19:00 – 7º Dia de Sofia Duarte dos Santos
Sábado, dia 15 de Março, às 17:00 – 7º Dia de Edmar Maia Coelho;
                                                                          – 1º Anivº de Laura Lopes de Almeida
Domingo, dia 16 de Março, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30


NOTAS:

Na próxima Sexta-feira, teremos o nosso 5º encontro de preparação para o Crisma de Adultos, às 21:30, no Salão Paroquial de S. Mamede.

GRUPO DE JOVENS
Estreia da peça de teatro - “A Árvore da Palavra”, de Padre António Vieira – com dramaturgia e encenação de Fernando Soares.
Haverá duas sessões:
6ª feira, 14 de Março, pelas 21:30, na Igreja de S. Romão;
Sábado, 15 de Março, pelas 21:30, na Igreja de S. Mamede.
A entrada é gratuita.
Estão todos convidados. Contamos com a vossa presença!


Sem comentários:

Enviar um comentário