Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 1 de março de 2014

Boletim Paroquial nº 90

Semana de 2 a 9 de Março de 2014
VIII Domingo do Tempo Comum - ANO A


AS NOSSAS PRIORIDADES


A liturgia deste 8º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre as nossas prioridades.
Recomenda que dirijamos o nosso olhar para o que é verdadeiramente importante e que libertemos o nosso coração da tirania dos bens materiais.
De resto, o cristão não vive obcecado com os bens mais primários, pois tem absoluta confiança nesse Deus que cuida dos seus filhos com a solicitude de um pai e o amor gratuito e incondicional de uma mãe.

O Evangelho convida-nos a buscar o essencial (o “Reino”) por entre a enorme bateria de coisas secundárias que, dia a dia, ocupam o nosso interesse.
Garante-nos, igualmente, que escolher o essencial não é negligenciar o resto: o nosso Deus é um pai cheio de solicitude pelos seus filhos, que provê com amor às suas necessidades.

A primeira leitura sublinha a solicitude e o amor de Deus, desta vez recorrendo à imagem da maternidade: a mãe ama o filho, com um amor instintivo, avassalador, eterno, gratuito, incondicional; e o amor de Deus mantém as características do amor da mãe pelo filho, mas em grau infinito.
Por isso, temos a certeza de que Ele nunca abandonará os homens e manterá para sempre a aliança que fez com o seu Povo.

Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a fixarem o seu olhar no essencial (a proposta de salvação/libertação que, em Jesus, Deus fez aos homens) e não no acessório (os veículos da mensagem).


Porto: ENTRADA DE D. ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS MARCADA PARA O DIA 6 DE ABRIL
Missa na catedral às 16 horas assinala chegada do novo bispo diocesano, que toma posse no dia anterior


Porto, 26 fev 2014 (Ecclesia) – A entrada solene de D. António Francisco dos Santos na Diocese do Porto vai decorrer no dia 6 de Abril numa celebração na catedral portuense às 16h00, anunciou hoje a diocese.

D. António Francisco dos Santos preside à missa de entrada solene na tarde do primeiro domingo de Abril, depois de ter tomado posse perante o Colégio de Consultores da Diocese do Porto, no Paço Episcopal, numa cerimónia privada, no sábado anterior, dia 5 de Abril.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo do Porto no último dia 21 e disse à Agência ECCLESIA que parte para esta missão com o objectivo de estar próximo de toda a população, de uma maneira “simples, próxima e fraterna”.

Levo a minha entrega, a alegria de anunciar o Evangelho, a certeza da proximidade com todos, a disponibilidade para que todos encontrem em mim um pastor e um irmão”, declarou o prelado.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, era bispo de Aveiro desde 2006, cargo para o qual foi nomeado por Bento XVI.

Quero ser porta-voz do amor de Deus, de um Deus que ama cada um em cada situação e em cada circunstância. Vou para agradecer a Deus a Igreja do Porto e para semear esperança”, afirmou.

O prelado foi ordenado bispo em Março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual é natural, depois de João Paulo II o ter nomeado como auxiliar de Braga em Dezembro de 2004.

A Diocese do Porto tem mais de 2 milhões de habitantes e uma área de 3010 quilómetros quadrados, a qual engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao Distrito do Porto, oito ao Distrito de Aveiro e um ao Distrito de Braga.

Não vou só, vou com a bênção de Deus, a protecção de Nossa Senhora e esta imensa certeza de que todos aqueles com quem trabalhamos, construindo Igreja, estarão comigo”, refere o novo bispo, que sucede a D. Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de maio de 2013.



PROGRAMA DA QUARESMA 2014

Quarta-feira de Cinzas – 5 de Março, às 21H00

1º Domingo – 9 de Março, às 18H00 – Via Sacra, na Igreja

2º Domingo – 16 de Março, às 18H00 – Via Sacra, na Igreja

3º Domingo – 23 de Março, às 18H00 – Via Sacra, na Igreja

4º Domingo – 30 de Março, às 18H00 – Via Sacra, na Igreja

5º DomingoSábado, 5 de Abril, às 21H00 – Eucaristia, no final saída da Procissão
                     Domingo, 6 de Abril, às 15H00 – Procissão do Senhor dos Paços com o Sermão do
                     Encontro proferido pelo Frei Lima

Domingo de Ramos – 13 de Abril, às 9H00, reunimo-nos no Cruzeiro da Rua da Igreja onde iniciaremos a nossa celebração com a Bênção dos Ramos e de seguida vimos em procissão para a Igreja, onde celebraremos a Eucaristia.

Via Sacra a cargo dos jovens - 18 de Abril, Sexta-feira Santa, pelas 15H00, com a presença de todos os anos da Catequese.

Confissões quaresmais – 8 de Abril, Terça-feira, das 17H00 às 20H00

Tríduo Pascal – Quinta, Sexta e Sábado às 21H00

Renúncia quaresmal – Durante a Quaresma teremos presente a renúncia. Uma vez mais convido toda a Comunidade a que a renúncia quaresmal não seja transformada em dinheiro, mas em bens alimentares de longa duração, que serão depositados junto do altar em todas as Eucaristias e serão distribuídos, através da Conferência Vicentina, às famílias mais carenciadas da nossa Paróquia.
Esta renúncia destina-se a partilhar com quem tem mais necessidades e também a reavivar o nosso sentido do Outro e das suas necessidades.

Durante a Quaresma a nossa Catequese irá propor à nossa comunidade uma caminhada de preparação para a Páscoa, nas Eucaristias de Sábado e Domingo.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 4 de Março, não há Missa.
Quarta-feira, dia 5 de Março, Quarta-feira de Cinzas, 21:00
Sábado, dia 8 de Março, às 10:00 – na Capela de S. Pantaleão, Eucaristia com a Catequese
Sábado, dia 8 de Março, às 17:00
Domingo, dia 9 de Março, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira não há atendimento.

NOTAS:

Na próxima Quarta-feira, no final da Eucaristia, gostaria de me encontrar uns minutos com os elementos do C.P.P. Na Igreja. Obrigado!

Na próximo Sábado, dia 8 de Março, 2º encontro do curso de iniciação de catequistas das 9H00 às 12H00 na Capela da Nossa Senhora da Livração, em Santiago de Bougado.

No próximo Sábado, dia 8 de Março, há Oração de Taizé pelas 21H30, na Igreja de S. Mamede de Coronado, organizada pela Pastoral Vicarial Juvenil. Apareça!


Sem comentários:

Enviar um comentário