Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Boletim Paroquial nº 138

Semana de 1 a 8 de Março de 2015
II Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B




ESCUTEMOS COM ATENÇÃO

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.



O Evangelho relata a transfiguração de Jesus.
Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida.
Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva.
Segui-o, vós também.

Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão como paradigma de uma certa atitude diante de Deus.
Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total (mesmo quando os planos de Deus parecem ir contra os seus sonhos e projectos pessoais).
Nesta perspectiva, Abraão é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração.

A segunda leitura lembra aos crentes que Deus os ama com um amor imenso e eterno.
A melhor prova desse amor é Jesus Cristo, o Filho amado de Deus que morreu para ensinar ao homem o caminho da vida verdadeira.
Sendo assim, o cristão nada tem a temer e deve enfrentar a vida com serenidade e esperança.



PAPA CHEGA AOS 19 MILHÕES DE SEGUIDORES NO TWITTER
Conta na rede social tem 730 mil novos seguidores todos os meses

Cidade do Vaticano, 26 fev 2015 (Ecclesia) - A conta do Papa na rede social Twitter, ‘@Pontifex’, atingiu a marca de 19 milhões de seguidores, com mais de 1,3 milhões em língua portuguesa, revelou o Vaticano.

O actual Papa assinou mais de 480 mensagens desde o início do pontificado em Março de 2013, lançando vários apelos e resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas.

O número de seguidores confirma uma tendência em relação à presença do Papa nesta rede social, cuja conta ganha 730 mil novos seguidores a cada mês.

A aproximação da Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia (Polónia), em 2016, levou a um aumento dos seguidores em polaco.

A conta do Papa tem actualmente nove páginas, em inglês, italiano, espanhol, francês, latim, alemão, polaco e árabe, além do português.

A iniciativa inaugurada a 12 de Dezembro de 2012 por Bento XVI, tinha mais de 3 milhões de seguidores quando o Papa emérito terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de Fevereiro de 2013.

O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.

A sua denominação deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social apresenta um pássaro.




A conta @Pontifex [@pontifex_pt.] foi iniciada pelo Papa Bento XVI e continuada pelo Papa Francisco.

Em 12 de Dezembro de 2012, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, após a audiência semanal na sala Paulo VI, o Papa Bento XVI colocou o primeiro tweet:


Dear friends, I am pleased to get in touch with you through Twitter. Thank you for your generous response. I bless all of you from my heart.

Caros amigos, é com alegria que me uno a vós via Twitter. Obrigado pela vossa generosa resposta. De todo o coração, abençoados sejam todos vós.”

Benedict XVI (@Pontifex) Décembre 12, 2012

A conta, com tweets publicados em oito línguas, tinha sido criada uma semana antes e contava já 1 milhão de seguidores.

Na coluna lateral do blogue da paróquia temos uma caixa onde colocamos, ainda que não diariamente, os Tweets do Papa Francisco.



AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 3 de Março, às 18:30
Sábado, dia 7 de Março, às 17:00
- 1º Anivº Sofia Duarte dos Santos
- 1º Anivº Edmar Maia Coelho
Domingo, dia 8 de Março, às 9:15

VIA SACRA
Domingo, dia 8 de Março, às 18:00

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17 as 18:00

NOTAS
A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão disponíveis para o contacto do Sr. José Gil – 91 530 62 60.
Procissão de S. Cristóvão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão.
Procissão de S. Pantaleão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão; Santa Luzia; Santa Rita; e Sagrado Coração de Jesus.

DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA
Durante este mês continua a ser recolhida a Côngrua/Direitos Paroquiais.


Sem comentários:

Enviar um comentário