Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 6 de maio de 2015

CORAGEM PARA AMAR COMO CRISTO AMA A IGREJA


Na sua catequese o Santo Padre falou sobre a beleza do matrimónio dizendo que este não é apenas uma cerimónia com flores, vestidos e fotografias, mas um sacramento que cria uma nova comunidade familiar que edifica a Igreja



O Santo Padre, recordando as palavras de S. Paulo quando afirma que, no matrimónio, o amor entre os esposos é uma imagem do amor que existe entre Cristo e a Igreja, afirmou:

o matrimónio é um grande ato de fé e de amor que testemunha a coragem de acreditar na beleza do acto criador de Deus e de viver aquele amor que leva a andar sempre mais além de si próprio e para além da própria família.”

Por isso digo aos recém-casados que são corajosos, porque é preciso coragem para amar-se como Cristo amou a Igreja".

O resumo da catequese de hoje do Papa Francisco:

A catequese de hoje trata da beleza do matrimónio cristão, o qual não é simplesmente uma cerimónia, bela e ornamentada, que se realiza na igreja, mas um sacramento que gera uma nova comunidade familiar que edifica a Igreja.

São Paulo afirma que, no matrimónio, o amor entre os esposos é uma imagem do amor que existe entre Cristo e a Igreja.
Por isso, os esposos estão chamados a viver a radicalidade de um amor que, iluminado pela fé, restabelece a reciprocidade da entrega e dedicação segundo o projecto original de Deus para a humanidade.

Neste sentido, a Igreja participa plenamente na história de cada casal cristão: alegra-se com os seus êxitos e sofre com os seus fracassos.

Isso é assim porque os esposos participam na missão da Igreja justamente enquanto esposos, dando testemunho da sua fidelidade corajosa à graça deste sacramento.
Trata-se de um grande mistério, um tesouro levado em vasos de argila, mas sustentado pela misericórdia e ternura de Deus: um caminho na fé, no amor e na esperança, com as alegrias e fadigas de uma vida familiar.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário