Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 27 de maio de 2015

SIM AO NOIVADO E NÃO AO “MATRIMÓNIO EXPRESS”



O tema da catequese de hoje foi o noivado que segundo o Santo Padre é um tempo de conhecimento recíproco e de partilha de um projecto e de um caminho




Aos poucos, o homem aprende o que é a mulher, aprendendo aquela mulher concreta; e a mulher aprende o que é o homem, aprendendo aquele homem concreto”
disse o Papa Francisco salientando que não se deve desvalorizar a importância desta aprendizagem, pois o noivado não é somente uma felicidade descomprometida ou uma emoção encantada, mas um caminho de trabalho e aperfeiçoamento:

A aliança de amor entre o homem e a mulher para toda a vida não se improvisa, não se faz de um dia para outro, não existe o ‘matrimónio express’: é preciso trabalhar sobre o amor… é preciso caminhar… A aliança entre homem e mulher aprende-se e aperfeiçoa-se.
É uma aliança artesanal.
Fazer de duas vidas uma só vida, é quase um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.”

Quem pretende tudo, já e agora – afirmou o Santo Padre – cede também imediatamente diante da primeira dificuldade ou ocasião.
Quando assim é “não há esperança para a confiança” e prevalece o hábito de consumir o amor como uma espécie de ‘integrador’ do bem-estar psico-físico. Isso não é amor!” – advertiu o Papa.

O noivado põe à prova a vontade de guardar algo que nunca deverá ser comprado ou vendido, atraiçoado ou abandonado por mais atraente que possa ser a oferta”
sublinhou o Santo Padre que salientou que o noivado é um percurso de vida que deve amadurecer, tal e qual como a fruta.
É um caminho para amadurecer.
Muitas vezes, os casais dão-se conta disso nos Cursos de Preparação para o Matrimónio, onde verificam que apesar de ambos se encontrarem há muito tempo ou até mesmo viverem juntos, na verdade não se conhecem.

Os cursos pré-matrimoniais são uma expressão especial da preparação.
E nós vemos tantos casais, que se calhar chegam ao curso um pouco contra a vontade, mas depois ficam contentes e agradecem, porque efectivamente encontraram ali a ocasião – às vezes única – para reflectir sobre a sua experiência em termos não banais.”

O Santo Padre recordou que na Bíblia o casal pode redescobrir momentos fundamentais como a oração e os sacramentos, de modo a preparar a celebração do matrimónio de maneira cristã, e não mundana.

O Papa Francisco pediu ainda aos jovens casais para não queimarem as etapas do caminho de noivado, que deve ser de amadurecimento, passo a passo:

O tempo do noivado pode tornar-se verdadeiramente num tempo de iniciação à surpresa dos dons espirituais com os quais o Senhor, através da Igreja, enriquece o horizonte da nova família que se dispõe a viver na sua bênção”


Fonte: Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário