Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 6 de maio de 2015

LOGOTIPO DO JUBILEU DA MISERICÓRDIA


O logotipo representa uma suma teológica da misericórdia e do lema que o acompanha: Misericordiosos como o Pai.


No lema, tirado do Evangelho segundo S. Lucas( Lc 6,36), Misericordiosos como o Pai, propõe-se viver a misericórdia seguindo o exemplo do Pai, que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida (cf. Lc 6,37-38).



O logotipo, obra do padre M. I. Rupnik, apresenta uma imagem - muito querida da Igreja primitiva, porque indica o amor de Cristo que realiza o mistério da sua encarnação com a redenção – mostra o Filho que carrega aos seus ombros o homem perdido.

O desenho é feito de tal forma que realça o Bom Pastor que toca profundamente a carne do homem e o faz com tal amor capaz de lhe mudar a vida.
Mas sobretudo com extrema misericórdia Ele carrega sobre si a humanidade, mas os seus olhos confundem-se com os do homem.
Cristo vê com os olhos de Adão e este com os olhos de Cristo.
Cada homem descobre assim em Cristo a própria humanidade e o futuro que o espera.

A cena é colocada dentro da amêndoa, também esta é uma figura importante da iconografia antiga e medieval que recorda a presença das duas naturezas, divina e humana, em Cristo.

As três ovais concêntricas, de cor progressivamente mais clara para o exterior, sugerem o movimento de Cristo que conduz o homem para fora da noite do pecado e da morte.
Por outro lado, a profundidade da cor mais escura também sugere o mistério do amor do Pai que tudo perdoa.


O Jubileu da Misericórdia, o 29º Jubileu na história da Igreja Católica, um Ano Santo extraordinário centrado no tema da Misericórdia, vai decorrer de 8 de Dezembro de 2015 (solenidade da Imaculada Conceição) a 20 de Novembro de 2016 (Domingo de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo e rosto vivo da misericórdia do Pai).


Fonte: Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário