Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CAPELAS NA PRAIA – ERICEIRA

Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Santo António

Ermida de S. Sebastião


Patriarcado de Lisboa

 
 
 


Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Sto. António

A capela hoje mais conhecida como de "Santo António", situa-se numa plataforma sobre a Praia dos Pescadores na Vila da Ericeira, formando o epicentro da progressão urbana da vila.
Diz-se ainda hoje que divide o Norte do Sul.

Sobre a história da capela pouco se sabe, sobretudo anteriormente ao séc. XVII.
Alguns registos apontam-na como coeva à Paroquial (séc XIV ou XV), não registando vestígios materiais dessa época.

Foi capela da Câmara, próximo do primeiro Paço do Concelho.
Sabe-se que em 1609, já era sede das confrarias de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar e nela decorriam as suas sessões.
Em 1645, passou a ser a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Era também nesta capela que funcionava a Confraria de Santo António, confraria das raparigas solteiras.
É curioso notar que esta capela tem assim duplo orago, ambos com o mesmo grau de importância.

Capela de modestas proporções não se cingia apenas ao culto, mas também a "farol" assinalando a entrada dos barcos no porto da Praia dos Pescadores, servindo-se para isso do pequeno sino colocado num nicho na parede do lado poente.

Em 1645 foi forrada a azulejos policromos,custeados pela oferta de um anel de grande valor, formando padrões diversos, dos quais se destaca, sobre o arco triunfal, ainda hoje conservado, um pequeno registo de Nossa Senhora da Boa Viagem com o Menino, rodeado de seis cabeças aladas de anjos, com os monogramas de Cristo, Maria e José e datados de 1634.

A primitiva imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem de maiores proporções, em madeira estofada e policroma, restaurada em 1761, foi vandalizada e lançada ao mar na noite de 22 para 23 de Janeiro de 1912.
Desta imagem apenas restou a mão que deu a costa no dia seguinte e que se conserva actualmente no museu da Sta Casa da Misericórdia da Ericeira.

O actual edifício é do séc XVII, resulta da ampliação do anterior, e uma das obras ficou registada nas portas da frontaria – 1664.
Em 1993, foi sujeita a obras de conservação e restauro da talha, pintura e douramento do retábulo.
O coro alto possui um varandim de madeira de postes torneados que se repetem no púlpito lateral da capela.
Existem na capela seis imagens, a de Nossa Senhora da Boa Viagem, ladeada pelas imagens de Sto. António do lado direito e S. Vicente do lado esquerdo, ambas datadas do séc XVIII, de pequenas proporções , em madeira estofada com grande primor e graciosas, uma outra imagem de Sto. António de maiores proporções já do séc XX, e na nave em pianhas embutidas na parede, as imagens de S. Pedro e Sta. Catarina de Alexandria, também do séc XVIII, em madeira estofada.
Na sacristia existe um arcaz do séc XVII/XVIII e uma imagem de S. Francisco de Assis sem datação certa

Actualmente celebra-se no terceiro fim-de-semana de Agosto as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem padroeira dos pescadores da Ericeira.


Fontes: Agência Ecclesia; Paróquia de S. Pedro da Ericeira

Sem comentários:

Enviar um comentário