Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

AS BOAS-VINDAS DOS JOVENS AO SANTO PADRE


JMJ Panamá 2019
Transmissão em directo
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019
22H30
   
   








Actualizado em 25Jan com o resumo do encontro de boas-vindas ao Papa:


Vós desmentis e refutais certos discursos que se concentram e empenham em semear a divisão, em excluir e expulsar quantos não sejam como nós, afirmou o Papa Francisco na cerimónia de boas-vindas pelos jovens.


Na cerimónia oficial de acolhimento no Campo Santa Maria la Antigua, no Panamá, a partir das 17H00 (horas locais), o Papa Francisco toca novamente na temática da Cultura do Encontro e dirigindo-se aos milhares de jovens presentes, afirma: “Vós desmentis e refutais certos discursos que se concentram e empenham em semear divisão, em excluir e expulsar quantos não sejam como nós”.
Aproveitando a localização geográfica do país, diante da realidade conhecida da crise migratória e do xenofobismo existentes do sul ao norte das Américas, o Sumo Pontífice depositou a sua confiança nos jovens em transformar essa situação e chamou-os de “verdadeiros mestres e artesãos da cultura do encontro”, pedindo para sejam construtores de pontes e não de muros.

Citando Bento XVI, o Sumo Pontífice justificou as suas palavras dizendo que os jovens têm “um olfacto capaz de intuir que o amor verdadeiro não anula as diferenças legítimas, mas harmoniza-as numa unidade superior”.

Sendo a primeira Jornada Mundial da Juventude na América Central, o Papa Francisco fez alusão a Santo Óscar Romero como “um santo destas terras” e reproduziu suas palavras afirmando que o cristianismo não é “um conjunto de verdades para se acreditar, nem de leis para se observar nem de proibições; visto assim, seria muito repugnante; o cristianismo é uma Pessoa que me amou tanto, que reivindica e pede o meu amor; o cristianismo é Cristo”.

No final do seu discurso, o Sumo Pontífice agradeceu os jovens por “terem ajudado a fazer com que hoje o Panamá não seja apenas um canal que une mares, mas também canal onde o sonho de Deus continua a encontrar pequenos canais para crescer e multiplicar-se irradiando-se por todos os cantos da terra”.

Acolhimento dos Jovens

O momento inicial de acolhimento ao Papa foi demonstrado através de 5 jovens provenientes de cada continente, alguns vestidos com trajes típicos, seguidos por um desfile de bandeiras de vários países.
Além disso, dois atletas panamenhos, César Barria, nadador paraolímpico e o jogador de futebol Felipe Baloy, ofereceram um presente para o Papa em nome dos jovens do país: uma estola feita de mola, um artesanato em tecido feito pelos índios Guna.

Os jovens também realizaram uma apresentação dos Santos Padroeiros da JMJ 2019: Santo Óscar Romero, São Joselito, São Martinho de Porres, Santa Rosa de Lima, São João Bosco e Irmã Maria Romero Meneses, São João Paulo II e São Juan Diego, com uma breve explicação da história de cada um.

O Papa Francisco agradeceu à multidão dos jovens peregrinos pelo esforço de estarem ali presentes: “Conheço os esforços, os sacrifícios que fizestes para poderdes participar nesta Jornada. Muitos dias de trabalho e dedicação, encontros de reflexão e oração, cuja recompensa é, em grande medida, o próprio caminho; se hoje podemos estar em festa, é porque esta festa já começou há muito tempo em cada comunidade˜

De acordo com o Comité Organizador Local, até ao presente momento, um total de 110.584 pessoas levantaram a sua credencial de participação na JMJ.

Destes, 85.884 são peregrinos, 450 bispos (alguns deles acompanhados por seus secretários), 2.250 sacerdotes, 2.500 jornalistas e 19.500 voluntários.


Fonte: JMJ Panamá 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário