Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 29 de setembro de 2019

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE D. VITORINO SOARES





Esta tarde na Sé do Porto foi ordenado o nosso novo Bispo Auxiliar
   
   
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem” (Salmo 126/127) é o lema episcopal do novo Bispo Auxiliar do Porto.

No final da Eucaristia de Ordenação Episcopal e como previsto pelo ritual o momento é de alocução do bispo ordenado.
D. Vitorino Soares começou por agradecer a presença de todos na Catedral.

Quanto mais Deus pede de mim, mas pequenino me descubro e me reconheço.
Embora hoje mais confiante por estar entre esta família”

Uma vida que sempre teve na sua família a sua “retaguarda afectiva”.

D. Vitorino agradeceu a confiança em si depositada pelo Papa Francisco e recordou as comunidades que serviu, em particular, Castelões de Cepeda e Madalena na Vigararia de Paredes.
Uma palavra de agradecimento também para os autarcas de Penafiel, de onde é natural, e de Paredes.

Recordou os bispos D. António Ferreira Gomes, D. Júlio Tavares Rebimbas e D. António Francisco dos Santos e dirigindo-se ao clero afirmou estarem todos “na mesma barca” pedindo “responsabilidade” e “diálogo” para encontrarem “juntos o melhor caminho”.

Na sua alocução destaque para a exortação a sermos “anjos da guarda” e guardiães”, pois, segundo D. Vitorino “estamos convidados a tomar conta uns dos outros”.

O novo bispo auxiliar do Porto manifestou a sua solidariedade para com as pessoas e os projectos diocesanos tendo valorizado a necessidade de “gestos simples e humanos”.
Declarou que a todos leva no seu coração.



Mensagem de D. Vitorino Soares:





Homilia do Bispo do Porto na ordenação de D. Vitorino Soares:

Dirigindo-se directamente a D. Vitorino Soares, o Bispo do Porto exortou-o a pregar “sempre a liberdade” não se esquecendo da “justiça”, pois, “só o anúncio da verdade do outro nos faz crescer como pessoas” – declarou.

A este propósito, D. Manuel Linda, sublinhou que, “por vezes, é mesmo preciso levantar a voz” para “denunciar o mau uso da riqueza” utilizada no “luxo e extravagâncias, na maior insensibilidade às desventuras e à fome dos outros” .

Insensibilidade das pessoas, mas não menos de inteiras nações e povos que consideram inegociável o seu nível e estilo de vida e desperdiçam imensos recursos naturais, muitas vezes fruto da rapina e exploração dos pobres.
E quando estes se aproximam das migalhas, aqueles cercam-se de muros.
Muros piores do que o do rico avarento: na casa deste, pelos vistos, ainda havia um portão por onde, ao menos, os cães entravam e saiam para lamber as chagas de Lázaro.

Nos muros dos actuais ricos não há qualquer abertura nem qualquer intercâmbio”













D. Vitorino Soares foi nomeado Bispo Auxiliar do Porto no dia 17 de Julho pelo Papa Francisco; como sacerdote da diocese, o padre Vitorino Soares trabalhou no Seminário do Bom Pastor, entre 1984 e 1987, e no Seminário Maior entre 1989 e 1994.

Capelão militar de 1987 a 1989, o padre Vitorino dedicou 10 anos do seu trabalho pastoral aos jovens, sendo director do Secretariado Diocesano da Juventude entre 1989 e 1999.

Em 1994 assumiu a paróquia de Castelões de Cepeda, em Paredes, e em 1999 a de Madalena, na mesma vigararia.




Entrevista da Agência Ecclesia a D. Vitorino Soares:





Fontes: Agência Ecclesia; Voz Portucalense

Sem comentários:

Enviar um comentário