Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 21 de janeiro de 2023

4° DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

 


Celebra-se este Domingo 22Jan

e tem por lema

«Anuncio-vos aquilo que nós vimos»

   


O Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em 30 de Setembro de 2019 através da Carta Apostólica “Aperuit illis” (‘Abriu-lhes o entendimento’), tem por objectivo destacar a presença do Senhor na vida das pessoas. Ele realmente caminha connosco e está presente através da sua Palavra, como é expresso no logótipo do Domingo, inspirado na história bíblica dos Discípulos de Emaús, a caminho, para repercorrer com o Senhor a Escritura, deixando-se ser ensinados e iluminados.



A Secção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo do Dicastério para a Evangelização disponibilizou um subsídio litúrgico-pastoral útil para viver a Palavra de Deus na comunidade, na família e pessoalmente. Trata-se de um instrumento que disponibiliza iniciativas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus na comunidade, na família, na vida diária, e também inclui artigos, meditações, textos para adoração, actividades para crianças e sugestões pastorais.

Em particular, para se preparar ao Jubileu de 2025, o Papa Francisco pediu aos fiéis que relessem as quatro constituições do Concílio Ecuménico Vaticano II.

- “Sacrosanctum Concilium” - Constituição sobre a sagrada liturgia;

- “Lumen gentium” - Constituição dogmática sobra a Igreja;

- “Dei Verbum” - Constituição dogmática sobre a revelação divina;

- “Gaudium et spes” - Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo actual.


A PALAVRA DE DEUS NA COMUNIDADE

A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo de Cristo, não deixando jamais, sobretudo na sagrada liturgia, de nutrir-se do pão da vida, quer da mesa da Palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo, e distribui-lo aos fiéis. (Dei Verbum, 21)


A PALAVRA DE DEUS EM FAMÍLIA

De facto, pertence à autêntica paternidade e maternidade a comunicação e o testemunho do sentido da vida em Cristo: através da fidelidade e unidade da vida familiar, os esposos são, para os seus filhos, os primeiros anunciadores da Palavra de Deus… Por isso, o Sínodo deseja que cada casa tenha a sua Bíblia e a conserve em lugar digno para poder lê-la e utilizá-la na oração. (Verbum Domini, 85)


A PALAVRA DE DEUS NA VIDA QUOTIDIANA

Quanto mais soubermos colocar-nos à disposição da Palavra Divina, tanto mais poderemos constatar como o mistério do Pentecostes se está a realizar ainda hoje na Igreja de Deus. O Espírito do Senhor continua a derramar os seus dons sobre a Igreja, para que sejamos guiados para a verdade total, desvendando-nos o sentido das Escrituras e tornando-nos anunciadores credíveis da Palavra de Salvação. (Verbum Domini, 123)


ANUNCIADORES DA PALAVRA!

Deste modo, pois, com a leitura e estudo dos livros sagrados, «a Palavra de Deus avance e seja glorificada (2 Ts 3,1) e o tesouro da revelação confiado à Igreja encha cada vez mais os corações dos homens. Assim como a vida da Igreja cresce com a assídua frequência do Mistério Eucarístico, assim também é lícito esperar um novo impulso na vida espiritual, se fizermos crescer a veneração pela Palavra de Deus, que «permanece para sempre» (Is 40,8; cf. l Pe 1, 23- 25). (Dei Verbum, 26)


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; Dicastério para a Evangelização



Sem comentários:

Enviar um comentário