Mensagem do Papa Francisco
aos 400 mil jovens inscritos
Um dos acontecimentos eclesiais mais aguardados do ano de 2023 é a Jornada Mundial da Juventude, a primeira pós-pandemia. O acontecimento vai realizar-se em Lisboa de 1 a 6 de Agosto, com a participação do Papa.
O Papa Francisco encoraja os jovens, enviando uma mensagem aos 400 mil inscritos. Mesmo que alguns digam que irão a Portugal em turismo, no fundo, afirma o Santo Padre, é porque sentem necessidade de participar, de partilhar, de contar a sua experiência e receber a experiência do outro, têm sede de horizonte.
“Vocês jovens, que já há 400 mil de vós inscritos, têm sede de horizonte. Neste encontro, nesta Jornada aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além. Não levantem uma parede diante da vossa vida. As paredes fecham-te, o horizonte faz-te crescer. Olhem sempre para o horizonte com os olhos, mas olhem sobretudo com o coração. Abram o coração a outras culturas, a outros rapazes, a outras raparigas, que vêm também a esta Jornada.”
MENSAGEM EM VÍDEO DO PAPA FRANCISCO AOS JOVENS QUE SE PREPARAM PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE LISBOA 2023
Queridos jovens,
estamos a aproximar-nos, ainda faltem alguns meses, da Jornada Mundial da Juventude, e já há 400 mil jovens inscritos. A mim chama-me a atenção e alegra-me que tantos jovens venham porque necessitam de participar. Alguns dirão “eu vou por turismo”, mas o jovem que vem é porque, no fundo, tem sede de participar, de partilhar, de contar a sua experiência e receber a experiência do outro. Tem sede de horizontes.
Vocês jovens, que já há 400 mil de vós inscritos, têm sede de horizonte. Neste encontro, nesta Jornada aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além. Não levantem uma parede diante da vossa vida. As paredes fecham-te, o horizonte faz-te crescer. Olhem sempre para o horizonte com os olhos, mas olhem sobretudo com o coração. Abram o coração a outras culturas, a outros rapazes, a outras raparigas, que vêm também a esta Jornada.
Preparem-se para isto: para abrirem horizontes, para abrirem o coração. E obrigado por se terem já inscrito com tanta antecedência. Esperemos que outros sigam o vosso exemplo. Que Deus vos bendiga, que a Virgem cuide de vós. Rezem por mim que eu rezo por vós. E não e esquecem: paredes não, horizontes sim. Obrigado.
Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; Fundação JMJ Lisboa 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário