Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 28 de janeiro de 2023

IV DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano A

 




Felizes discípulos de Jesus

   


As leituras deste domingo propõem-nos uma reflexão sobre o "Reino" e a sua lógica. Mostram que o projecto de Deus - o projecto do "Reino" - roda em sentido contrário à lógica do mundo... Nos esquemas de Deus - ao contrário dos esquemas do mundo - são os pobres, os humildes, os que aceitaram despir-se do egoísmo, do orgulho, dos próprios interesses que são verdadeiramente felizes. O "Reino" é para eles.

Na primeira leitura, o profeta Sofonias denuncia o orgulho e a auto-suficiência dos ricos e dos poderosos e convida o Povo de Deus a converter-se à pobreza. Os "pobres" são aqueles que se entregam nas mãos de Deus com humildade e confiança, que acolhem com amor as suas propostas e que são justos e solidários com os irmãos.

Na segunda leitura, Paulo denuncia a atitude daqueles que colocam a sua esperança e a sua segurança em pessoas ou em esquemas humanos e que assumem atitudes de orgulho e de auto-suficiência; e convida os crentes a encontrar em Cristo crucificado a verdadeira sabedoria que conduz à salvação e à vida plena.

O Evangelho apresenta a magna carta do "Reino". Proclama "bem-aventurados" os pobres, os mansos, os que choram, os que procuram cumprir fielmente a vontade de Deus, porque já vivem na lógica do "Reino"; e recomenda aos crentes a misericórdia, a sinceridade de coração, a luta pela paz, a perseverança diante das perseguições: essas são as atitudes que correspondem ao compromisso pelo "Reino".


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I - Sof 2, 3; 3, 12-13

Leitura da Profecia de Sofonias

Procurai o Senhor, vós todos os humildes da terra, que obedeceis aos seus mandamentos. Procurai a justiça, procurai a humildade; talvez encontreis protecção no dia da ira do Senhor. Só deixarei ficar no meio de ti um povo pobre e humilde, que buscará refúgio no nome do Senhor. O resto de Israel não voltará a cometer injustiças, não tornará a dizer mentiras, nem mais se encontrará na sua boca uma língua enganadora. Por isso, terão pastagem e repouso, sem ninguém que os perturbe.


LEITURA II - 1 Cor 1, 26-31

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos:

Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos. Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual Se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção. Deste modo, conforme está escrito, «quem se gloria deve gloriar-se no Senhor».


EVANGELHO - Mt 5,1-12

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se.

Rodearam-n'O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus.

Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.

Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».


Avisos à Comunidade Paroquial:

Conforme foi anunciado na passada semana, na Quarta-feira dia 1Fev vai realizar-se um Encontro de Formação Litúrgica para Leitores, Acólitos e Grupos Corais; no Sábado dia 4Fev o Jantar Paroquial para angariação de fundos.


Jornadas Mundiais da Juventude /Famílias de Acolhimento

Na Sexta-feira dia 10 de Fevereiro, às 21H00, no Salão Paroquial, realiza-se um Sessão de Esclarecimento sobre as JMJ 2023 e Famílias de Acolhimento. Estão previstos entre 80 a 100 mil jovens na nossa diocese.

Como foi anunciado anteriormente, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, de 26 a 31 de Julho de 2023 terão lugar os Dias na Diocese (ou Pré-Jornadas), uma oportunidade para as famílias participarem na Jornada Mundial da Juventude acolhendo jovens estrangeiros em sua casa nos dias que antecedem o encontro dos jovens em Lisboa.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 29Jan, às 9H30 – IV Domingo do Tempo Comum - Ano A


Quinta-feira dia 2Fev, às 19H00 – Eucaristia da Festa da Apresentação do Senhor com Bênção das Velas / Senhora das Candeias


Sábado dia 4Fev, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Capela de São Pantaleão

Domingo dia 5Fev, às 9H30 – V Domingo do Tempo Comum - Ano A



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário