Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 14 de janeiro de 2023

II DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano A

 




Santos e felizes em Deus

[actualizado]

   


A liturgia deste domingo coloca a questão da vocação; e convida-nos a situá-la no contexto do projecto de Deus para os homens e para o mundo. Deus tem um projecto de vida plena para oferecer aos homens; e elege pessoas para serem testemunhas desse projecto na história e no tempo.

A primeira leitura apresenta-nos uma personagem misteriosa - Servo de Jahwéh - a quem Deus elegeu desde o seio materno, para que fosse um sinal no mundo e levasse aos povos de toda a terra a Boa Nova do projecto libertador de Deus.

A segunda leitura apresenta-nos um "chamado" (Paulo) a recordar aos cristãos da cidade grega de Corinto que todos eles são "chamados à santidade" - isto é, são chamados por Deus a viver realmente comprometidos com os valores do Reino.

O Evangelho apresenta-nos Jesus, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido de uma missão pelo Pai; e essa missão consiste em libertar os homens do "pecado" que oprime e não deixa ter acesso à vida plena.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I - Is 49,3.5-6

Leitura do Livro de Isaías

Disse-me o Senhor:

«Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória».

E agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o seu servo, a fim de lhe reconduzir Jacob e reunir Israel junto d'Ele. Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então:

«Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».


LEITURA II - 1 Cor 1,1-3

Início da primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos:

Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam, em qualquer lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco.


EVANGELHO - Jo 1,29-34

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Era d'Ele que eu dizia: "Depois de mim virá um homem, que passou à minha frente, porque existia antes de mim". Eu não O conhecia, mas para Ele Se manifestar a Israel é que eu vim baptizar em água».

João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e repousar sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar em água é que me disse: "Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e repousar é que baptiza no Espírito Santo". Ora eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».


Avisos à Comunidade Paroquial:

Padre Casimiro

Os Missionários da Consolata (IMC) comunicaram o falecimento do padre Casimiro Torres, na madrugada deste Sábado, 14 de Janeiro de 2023, na Comunidade IMC de Águas Santas. O Sr. Padre Casimiro, natural de São Mamede de Coronado, paróquia onde foi ordenado sacerdote no dia 6 de Outubro de 1996 por D. José Augusto Pedreira, passou a maior parte da sua vida religiosa e missionária em missão na Tanzânia. Recordamos com saudade a sua colaboração pastoral na nossa paróquia quando vinha a Portugal.

Vai estar em câmara ardente na Igreja Paroquial de São Mamede a partir das 9H30 de Segunda-feira 16 de Janeiro, realizando-se o funeral às 15H30 com Missa de Corpo Presente. Em São Mamede celebra-se a Missa de 7º Dia no Domingo dia 22Jan às 8H30. Expressando a união na oração com a sua família, pedimos a Deus, de quem procede toda a misericórdia, que o acolha na sua paz e na sua luz.

Na nossa paróquia celebra-se a Missa de 7º Dia no Domingo dia 22Jan às 9H30.


Grupo de Jovens

Durante o mês de Janeiro, no final das Eucaristias de Sábado os jovens vão cantar as Janeiras para angariação de fundos com vista à participação nas Jornadas Mundiais da Juventude.


Famílias de Acolhimento / Jornadas Mundiais da Juventude

Como foi anunciado anteriormente, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, de 26 a 31 de Julho de 2023 terão lugar os Dias na Diocese (ou Pré-Jornadas), uma oportunidade para as famílias participarem na Jornada Mundial da Juventude acolhendo jovens estrangeiros em sua casa nos dias que antecedem o encontro dos jovens em Lisboa.

As famílias que tiverem capacidade e disponibilidade para receber pelo menos 2 jovens, disponibilizando alojamento e pequeno-almoço, devem contactar com o nosso pároco.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 15Jan, às 9H30 – II Domingo do Tempo Comum - Ano A


Quarta-feira dia 18 Jan, às 19H00 – Eucaristia


Sábado dia 21Jan, às 17H00 – Eucaristia Vespertina

    - 1º Aniversário de Domingos Gonçalves de Sousa.

Domingo dia 22Jan, às 9H30 – III Domingo do Tempo Comum - Ano A (Domingo da Palavra de Deus)

    - 7º Dia Padre Casimiro Torres.


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia; Missionários da Consolata


Sem comentários:

Enviar um comentário