Santos e felizes em Deus
[actualizado]
A liturgia deste domingo coloca a questão da vocação; e convida-nos a situá-la no contexto do projecto de Deus para os homens e para o mundo. Deus tem um projecto de vida plena para oferecer aos homens; e elege pessoas para serem testemunhas desse projecto na história e no tempo.
A primeira leitura apresenta-nos uma personagem misteriosa - Servo de Jahwéh - a quem Deus elegeu desde o seio materno, para que fosse um sinal no mundo e levasse aos povos de toda a terra a Boa Nova do projecto libertador de Deus.
A segunda leitura apresenta-nos um "chamado" (Paulo) a recordar aos cristãos da cidade grega de Corinto que todos eles são "chamados à santidade" - isto é, são chamados por Deus a viver realmente comprometidos com os valores do Reino.
O Evangelho apresenta-nos Jesus, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido de uma missão pelo Pai; e essa missão consiste em libertar os homens do "pecado" que oprime e não deixa ter acesso à vida plena.
Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I - Is 49,3.5-6
Leitura do Livro de Isaías
Disse-me o Senhor:
«Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória».
E agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o seu servo, a fim de lhe reconduzir Jacob e reunir Israel junto d'Ele. Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então:
«Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».
LEITURA II - 1 Cor 1,1-3
Início da primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam, em qualquer lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco.
EVANGELHO - Jo 1,29-34
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Era d'Ele que eu dizia: "Depois de mim virá um homem, que passou à minha frente, porque existia antes de mim". Eu não O conhecia, mas para Ele Se manifestar a Israel é que eu vim baptizar em água».
João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e repousar sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar em água é que me disse: "Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e repousar é que baptiza no Espírito Santo". Ora eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».
Avisos à Comunidade Paroquial:
Padre Casimiro
Os Missionários da Consolata (IMC) comunicaram o falecimento do padre Casimiro Torres, na madrugada deste Sábado, 14 de Janeiro de 2023, na Comunidade IMC de Águas Santas. O Sr. Padre Casimiro, natural de São Mamede de Coronado, paróquia onde foi ordenado sacerdote no dia 6 de Outubro de 1996 por D. José Augusto Pedreira, passou a maior parte da sua vida religiosa e missionária em missão na Tanzânia. Recordamos com saudade a sua colaboração pastoral na nossa paróquia quando vinha a Portugal.
Vai estar em câmara ardente na Igreja Paroquial de São Mamede a partir das 9H30 de Segunda-feira 16 de Janeiro, realizando-se o funeral às 15H30 com Missa de Corpo Presente. Em São Mamede celebra-se a Missa de 7º Dia no Domingo dia 22Jan às 8H30. Expressando a união na oração com a sua família, pedimos a Deus, de quem procede toda a misericórdia, que o acolha na sua paz e na sua luz.
Na nossa paróquia celebra-se a Missa de 7º Dia no Domingo dia 22Jan às 9H30.
Grupo de Jovens
Durante o mês de Janeiro, no final das Eucaristias de Sábado os jovens vão cantar as Janeiras para angariação de fundos com vista à participação nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Famílias de Acolhimento / Jornadas Mundiais da Juventude
Como foi anunciado anteriormente, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, de 26 a 31 de Julho de 2023 terão lugar os Dias na Diocese (ou Pré-Jornadas), uma oportunidade para as famílias participarem na Jornada Mundial da Juventude acolhendo jovens estrangeiros em sua casa nos dias que antecedem o encontro dos jovens em Lisboa.
As famílias que tiverem capacidade e disponibilidade para receber pelo menos 2 jovens, disponibilizando alojamento e pequeno-almoço, devem contactar com o nosso pároco.
Celebrações Eucarísticas
Domingo dia 15Jan, às 9H30 – II Domingo do Tempo Comum - Ano A
Quarta-feira dia 18 Jan, às 19H00 – Eucaristia
Sábado dia 21Jan, às 17H00 – Eucaristia Vespertina
- 1º Aniversário de Domingos Gonçalves de Sousa.
Domingo dia 22Jan, às 9H30 – III Domingo do Tempo Comum - Ano A (Domingo da Palavra de Deus)
- 7º Dia Padre Casimiro Torres.
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia; Missionários da Consolata
Sem comentários:
Enviar um comentário