O Oitavário de Oração
decorre de 18 a 25 de Janeiro
“Aprendei a fazer o bem, procurai o que é justo” (Isaías, 1:17), é o tema proposto para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos a celebrar de 18 a 25 de Janeiro (Oitavário). O guião elaborado para o efeito, foi preparado por cristãos do Estado do Minesota, USA, e adaptado em Portugal, numa edição conjunta da CEP – Conferência Episcopal Portuguesa e do COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs.
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e actividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e rupturas.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egipto, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
Para além de várias iniciativas locais, destaca-se, ao nível do grande Porto, a Celebração Ecuménica Nacional com a Celebração Diocesana, no sábado, 21 de Janeiro, pelas 16H00 na Igreja Metodista do Mirante (Praça Coronel Pacheco, Porto) com a colaboração da Comissão Ecuménica do Porto.
Fontes: Diocese do Porto; Agência Ecclesia; Dicastéro para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Comissão Ecuménica Diocesana do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário