Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 7 de março de 2015

Boletim Paroquial nº 139

Semana de 8 a 15 de Março de 2015
III Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B

UMA VIDA NOVA

A liturgia do 3º Domingo da Quaresma dá-nos conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida nova.
Nesse sentido, a Palavra de Deus que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação.



Na primeira leitura, Deus oferece-nos um conjunto de indicações (“mandamentos”) que devem balizar a nossa caminhada pela vida.
São indicações que dizem respeito às duas dimensões fundamentais da nossa existência: a nossa relação com Deus e a nossa relação com os irmãos.

Na segunda leitura, o apóstolo Paulo sugere-nos uma conversão à lógica de Deus…
É preciso que descubramos que a salvação, a vida plena, a felicidade sem fim não está numa lógica de poder, de autoridade, de riqueza, de importância, mas está na lógica da cruz – isto é, no amor total, no dom da vida até às últimas consequências, no serviço simples e humilde aos irmãos.

No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o “Novo Templo” onde Deus Se revela aos homens e lhes oferece o seu amor.
Convida-nos a olhar para Jesus e a descobrir nas suas indicações, no seu anúncio, no seu “Evangelho” essa proposta de vida nova que Deus nos quer apresentar.


Vaticano/Saúde: DEFESA DA VIDA HUMANA É O DEVER «MAIS IMPORTANTE» DO ESTADO, DIZ O PAPA
Papa reforça alertas contra «abandono» dos mais velhos

Cidade do Vaticano, 05 mar 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a defesa da vida humana é o principal dever do Estado e que a saúde tem de ser entendida fora de uma lógica economicista.

A evidência e a eficiência não podem ser os únicos critérios para orientar o agir dos médicos como não o são as regras dos sistemas de saúde e o lucro económico.
Um Estado não pode pensar em ganhar dinheiro com a Medicina, pelo contrário, não há dever mais importante para uma sociedade do que proteger a pessoa humana”, declarou, perante os membros da Academia Pontifícia para a Vida.

O organismo da Santa Sé está reunido até sábado para debater o tema “Assistência aos idosos e cuidados paliativos”.

Neste contexto, o Papa reforçou os seus alertas contra o “abandono” dos mais velhos nas sociedades ocidentais, afirmando que esta é a principal “doença” que atinge os idosos, para quem pediu “um acompanhamento humano adequado”.

O abandono é a ‘doença’ mais grave do idoso e também a maior injustiça que pode sofrer: os que nos ajudaram a crescer não devem ser abandonados quando têm necessidade da nossa ajuda, do nosso amor e da nossa ternura”, declarou.

Francisco sustentou que o mandamento de “honrar” os pais se pode traduzir hoje com o “dever de ter extremo respeito e tomar conta de quem, pela sua condição física ou social, poderia ser deixado a morrer ou forçado a morrer”.

O Papa sublinhou a importância da “ternura” nas relações com os mais velhos, lamentando que a “lógica da utilidade” se sobreponha em muitos casos à da “solidariedade e da gratuitidade”, inclusivamente no seio das famílias.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 10 de Março, às 18:30
      - 1º Anivº Irene de Freitas Torres
Sábado, dia 14 de Março, às 10:00 - Eucaristia da Catequese, na Igreja
Sábado, dia 14 de Março, às 17:00
Domingo, dia 15 de Março, às 9:15Festa da Esperança (5º ano)

VIA SACRA
Domingo, dia 15 de Março, às 18:00


ATENDIMENTO
Nas próximas Quarta e Quinta-feira das 16 as 18:00, em São Romão

NOTAS
A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão disponíveis para o contacto do Sr. José Gil – 91 530 62 60.
Procissão de S. Cristóvão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão.
Procissão de S. Pantaleão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão; Santa Luzia; Santa Rita; e Sagrado Coração de Jesus.

A Associação Muro de Abrigo pede para avisar que vai festejar o seu 10º aniversário.
Para o efeito, vão realizar-se várias iniciativas, entre elas, um jantar no dia 14 de Março a realizar no Salão Paroquial.
Os bilhetes estão à venda no Muro de Abrigo ou junto dos voluntários ou elementos da direcção.

O Grupo de Jovens Juventude Sem Fronteiras do Muro, a partir do próximo Sábado terá no fim da Eucaristia Vespertina uma venda de bolos para angariação de fundos para a sua Peregrinação a Santiago de Compostela durante a Semana Santa.
Depois de não terem podido realizar a Peregrinação a Jerusalém, por motivos que lhes são completamente alheios, o Grupo de Jovens, optou programar uma peregrinação de cerca de trinta jovens a Santiago de Compostela.
Uma vez mais, conscientes de que esta peregrinação será uma experiência única, esperam que o seu trabalho na Comunidade possa reflectir isso mesmo.

DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA
Agradeço a todas as pessoas, a generosidade demonstrada nos direitos paroquiais.
Agradeço também a todos os que durante o mês de Fevereiro fizeram a recolha da côngrua.

COMISSÃO DE FÁBRICA
Havendo necessidade de reconduzir os elementos do Conselho Económico (Comissão de Fábrica), uma vez que o mandato terminou, propuz os seguintes elementos, que o D. António Francisco (Bispo do Porto) nomeou e passo a citar: Rui Miguel da Mota Alves (pároco e presidente); Albino Ribeiro Duarte; Octávio Manuel Dias Barbosa; António da Costa Maia; Fernando Amaro Nogueira dos Santos; José Manuel Torres Oliveira; Manuel de Oliveira Campos; Vítor Manuel Cruz Azevedo.


Sem comentários:

Enviar um comentário