Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 7 de março de 2015

FAZ HOJE 50 ANOS QUE PAULO VI CELEBROU EM ITALIANO


7 de Março de 1965, 1º Domingo da Quaresma, na Igreja da paróquia romana de Todos os Santos, o então Papa Paulo VI celebrou pela primeira vez a Missa em língua vernácula segundo as renovadas normas litúrgicas estabelecidas pelo Concílio Vaticano II



Hoje, às 17 horas, volvidos 50 anos, é o Papa Francisco que celebrará na mesma paróquia de Todos os Santos, recordando a missa celebrada pelo Beato Paulo VI.
O Papa Francisco vai utilizar, durante a celebração, o mesmo cálice, a mesma estante para o missal e os mesmos candelabros que o beato Papa Paulo VI usou em 1965; serão lidas até as mesmas intenções da Oração dos Fiéis daquele tempo.
A visita do Santo Padre coincidirá com a celebração dos 75 anos da morte de São Luís Orione, ao qual a paróquia foi confiada, em 1908, por São Pio X.




Publicamos o início da homilia que o Sumo Pontífice pronunciou a 7 de Março de 1965:

O que estamos a fazer? Este é o momento das reflexões e insere-se no Rito sagrado para suscitar os pensamentos que o devem acompanhar.
Estamos a actuar uma realidade que, por si mesma, se apresenta solene e tem dois aspectos: um extraordinário; o outro habitual e ordinário.

Extraordinária é a hodierna nova maneira de rezar, de celebrar a Santa Missa.
Inaugura-se hoje a nova forma da Liturgia em todas as paróquias e igrejas do mundo, para todas as Missas seguidas pelo povo.
É um grande evento que deve ser recordado como princípio de jubilosa vida espiritual, como um compromisso novo na correspondência ao grande diálogo entre Deus e o homem.

De hoje em diante, norma fundamental é rezar compreendendo cada frase e palavra, completá-las com os nossos sentimentos pessoais e uniformizá-los em conformidade com a alma da comunidade, que faz coro connosco.

Há também outra circunstância que torna singular a solenidade hodierna: a presença do Papa que, por si só, autoriza a ressaltar tudo pode tornar-se útil para a nossa vida cristã.

De resto, se quisermos considerar o segundo aspecto, isto é, o que é habitual nessas assembleias, tudo – sabemo-lo – apresenta um carácter precioso e digno da nossa reflexão.
E em primeiro lugar: o que é o Rito que estamos a celebrar?
É um encontro de quem oferece o Sacrifício Divino com o povo que assiste.
Tal encontro deve ser, contudo, pleno e cordial.
Por conseguinte, não é errado que o celebrante – neste caso o Papa – transmita muitas vezes aos participantes a saudação característica: o Senhor esteja convosco!

Eis: o Papa repete os bons votos não só ao dirigir-se com gesto afectuoso aos presentes, mas exprimindo o propósito de alcançar a inteira população cristã desta cidade, da santa Diocese de Pedro e Paulo, a Diocese de Roma.
Por isso, de todo o coração, com toda a força que Deus põe na sua voz, no seu ministério, o Santo Padre exclama ao povo romano: que Deus esteja contigo!


Às 16H50, transmissão em directo da Sagrada Eucaristia presidida pelo Papa Francisco na Igreja da paróquia de Todos os Santos:


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário