Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 28 de março de 2015

Boletim Paroquial nº 142

Semana de 29 de Março a 5 de Abril de 2015
Domingo de Ramos - Ano B

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR

A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos.
A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.



A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação.
Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus.
Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida.
É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão.
Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.


PAPA LANÇA JORNADA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA PAZ
Este sábado, por ocasião dos 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Ávila

Cidade do Vaticano, 27 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco lançou no Vaticano a oração mundial pela paz que este sábado terá como pano de fundo os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Ávila.

Citado pelo serviço informativo da Santa Sé, o Papa argentino afirmou que estará “unido de coração a esta iniciativa, para que o diálogo entre os homens prevaleça sobre a violência e sobre os conflitos que afligem o mundo”.

Na sua intervenção, quinta-feira na Casa de Santa Marta, Francisco dirigiu-se ainda “aos fiéis católicos, religiosos e religiosas, e a todos os homens e mulheres de boa vontade”, convidando-os a participarem nesta jornada.

O dia mundial de oração pela paz foi proposto pelo superior-geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, padre Saverio Cannistrá, por ocasião dos 500 anos do nascimento da fundadora da congregação, Santa Teresa de Ávila, a 28 de Março de 1515.

A ideia é que em todas as comunidades carmelitas do mundo, incluindo em Portugal, aconteça pelo menos uma hora de oração pela paz.

Lembrando o grito de Santa Teresa, “o mundo está em chamas”, o Papa salientou que o “repto doloroso” da carmelita espanhola continua a fazer sentido nos dias de hoje, também marcados por “conflitos, guerras e divisões na sociedade e na Igreja”.

Como Santa Teresa, sabemos que não será pelos nossos próprios esforços que conseguiremos o tão precioso dom da paz”, acrescentou Francisco, fazendo votos de que a jornada de oração faça com que o mundo volte o seu olhar “para o poder da Cruz redentora de Cristo”.

Santa Teresa de Ávila, que iniciou a reforma da família Carmelita, morreu em Alba de Tormes, Salamanca, no ano de 1582 e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 1970.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 31 de Março, às 18:30
Domingo, dia 5 de Abril, às 8:00No final da Eucaristia, saída das Cruzes (Compasso)

TRÍDUO PASCAL
Quinta-feira, dia 2 de Abril, às 21:00
Sexta-feira, dia 3 de Abril, às 21:00
Sábado, dia 4 de Abril, às 21:00

ATENDIMENTO
Nas próximas Quarta e Quinta-feira, das 16 às 18:30, em São Romão.
O atendimento será feito pelo funcionário do cartório.

NOTAS
No dia 3 de Abril, Sexta-feira Santa, pelas 15:00, temos a Via Sacra a cargo dos jovens, com a presença de todos os anos de Catequese.

A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão ainda os andores do S. Pantaleão e Nossa Senhora de Fátima para a Procissão da festa de S. Cristóvão.
Contactem o Sr. José Gil – 91 530 62 60. Obrigado.
Caso pretendam enfeitar outros andores estão também disponíveis.

A Comissão de Festas a S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que no dia 18 de Abril (Sábado) realizará a Festa da Francesinha no Salão Paroquial do Muro pelas 20:00.
As reservas encontram-se disponíveis com o Sr. Carlos Campos – 96 849 52 33 e Sr. Joaquim Ribeiro – 96 461 25 93.

Na próxima Quinta-feira, pelas 10:00, há a Missa Crismal (esta Eucaristia é a Eucaristia onde todos os padres renovam os votos diante do seu Bispo) na Catedral do Porto.
Todos estamos convidados a participar.








Sem comentários:

Enviar um comentário