Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 22 de março de 2015

Boletim Paroquial nº 141

Semana de 22 a 29 de Março de 2015
V Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B


O CAMINHO DA SALVAÇÃO

Na liturgia do 5º Domingo Comum ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva.

A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projectos de Deus e na doação total aos irmãos.


Na primeira leitura, Jahwéh apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança.
Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus.

A segunda leitura apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, que Se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação.
Esse caminho (e que é o mesmo caminho que Jesus seguiu) passa por viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projectos.

O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos.
O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.


Vaticano: PAPA FRANCISCO CONDENA ATENTADO NA TUNÍSIA
O Papa Francisco envia mensagem de solidariedade a quem vive momentos de luto

Cidade do Vaticano, 19 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou a sua “firme condenação do atentado terrorista desta quarta-feira na Tunísia, que provocou 24 mortos e mais de 50 feridos, que considera um ato “contra a paz e a sacralidade da vida humana”.

Em telegrama enviado hoje ao arcebispo de Tunes, D. Ilario Antoniazzi, o Papa manifesta a sua tristeza pelo “grave atentado”, associando-se à dor das famílias enlutadas e do povo tunisino.

Também o secretário de Estado do Vaticano condenou o atentado terrorista, que classificou como “uma coisa muito cruel e desumana, verdadeiramente inconcebível”.

O ataque aconteceu em Tunes, capital daquele país da África do Norte, quando “um grupo de homens armados com metralhadoras” começou a disparar contra turistas no Museu Bardo, próximo do parlamento tunisino.

As vítimas têm “nacionalidade espanhola, italiana, polaca, sul-africana, colombiana e brasileira”.

Segundo o serviço de informação da Santa Sé, “algumas fontes indicam que o alvo inicial do grupo seria o parlamento, onde os dois homens armados teriam sido bloqueados na entrada pela segurança do edifício”.

No interior do parlamento decorria o debate sobre a nova lei antiterrorista proposta pelo governo da Tunísia”, refere a mesma nota.

Para o secretário de Estado do Vaticano, actos como estes deverão merecer uma “condenação nos termos mais absolutos”.

E deve esperar-se que, em nome de Deus, não se cometam mais violências”, frisou o cardeal Pietro Parolin.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 24 de Março – Não há Missa.
Sábado, dia 28 de Março, às 17:00
Domingo, dia 29 de Março, às 9:00 – Celebração de Ramos

ATENDIMENTO
Nas próximas Quarta e Quinta-feira, das 16 às 18:30, em São Romão.
O atendimento será feito pelo funcionário do cartório.

NOTAS
No próximo Domingo, dia 29 de Março, às 9H00, temos a Eucaristia de Ramos.
Reunimo-nos no Cruzeiro da Rua da Igreja onde iniciaremos a nossa celebração com a Benção dos Ramos e de seguida vimos em procissão para a Igreja onde celebraremos Eucaristia

A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão ainda os andores do S. Pantaleão e Nossa Senhora de Fátima para a Procissão da festa de S. Cristóvão.
Contactem o Sr. José Gil – 91 530 62 60. Obrigado.

A Comissão de Festas a S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que no dia 18 de Abril (Sábado) realizará a Festa da Francesinha no Salão Paroquial do Muro pelas 20:00.
As reservas encontram-se disponíveis com o Sr. Carlos Campos – 96 849 52 33 e Sr. Joaquim Ribeiro – 96 461 25 93.

O Grupo de Jovens Juventude Sem Fronteiras do Muro, a partir do próximo Sábado terá no fim da Eucaristia Vespertina uma venda de bolos para angariação de fundos para a sua Peregrinação a Santiago de Compostela durante a Semana Santa.
Depois de não terem podido realizar a Peregrinação a Jerusalém, por motivos que lhes são completamente alheios, o Grupo de Jovens, optou programar uma peregrinação de cerca de trinta jovens a Santiago de Compostela.
Uma vez mais, conscientes de que esta peregrinação será uma experiência única, esperam que o seu trabalho na Comunidade possa reflectir isso mesmo.

No próximo dia 28, das 9 às 12H30, há colheita de sangue, no Salão Paroquial, promovido pelo Lions Clube da Trofa.
Dar sangue é dar vida!


Sem comentários:

Enviar um comentário