Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 14 de março de 2015

Boletim Paroquial nº 140

Semana de 15 a 22 de Março de 2015
IV Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B


A VIDA ETERNA

A liturgia do 4º Domingo da Quaresma garante-nos que Deus nos oferece, de forma totalmente gratuita e incondicional, a vida eterna.



A primeira leitura diz-nos que, quando o homem prescinde de Deus e escolhe caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, está a construir um futuro marcado por horizontes de dor e de morte.
No entanto, diz o autor do Livro das Crónicas, Deus dá sempre ao seu Povo outra possibilidade de recomeçar, de refazer o caminho da esperança e da vida nova.

A segunda leitura ensina que Deus ama o homem com um amor total, incondicional, desmedido; é esse amor que levanta o homem da sua condição de finitude e debilidade e que lhe oferece esse mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim que está no horizonte final da nossa existência.

No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna.
Somos convidados a olhar para Jesus, a aprender com Ele a lição do amor total, a percorrer com Ele o caminho da entrega e do dom da vida.
É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.



Papa Francisco/2.º aniversário: PAPA TEM CONSTRUÍDO PONTES ATRAVÉS DE «GESTOS REAIS»

Padre Antonio Spadaro, director da revista jesuíta 'La Civiltà Cattolica', sublinha atenção concreta às pessoas do actual pontífice

Lisboa, 12 mar 2015 (Ecclesia) - O director da revista jesuíta ‘La Civiltà Cattolica’, padre Antonio Spadaro, disse à Agência ECCLESIA que os primeiros anos de pontificado do Papa Francisco são marcados pela proximidade e por “gestos reais”.

O Papa está muito atento às pessoas, é um pastor e é chamado, na sua missão, no seu ministério, a ser um pastor”, refere o religioso, que entrevistou o Papa em 2013 e o tem acompanhado nas várias viagens internacionais.

O padre Spadaro sustenta que este elemento da proximidade “é fundamental, não é acessório” no actual pontificado, e que só assim é possível entender Francisco.

O seu estilo pastoral, a importância dada ao encontro pessoal, comunica que o Evangelho não é um conjunto abstracto de doutrinas, mas uma mensagem dirigida a cada um, e isso é muito bem acolhido pelas pessoas que o ouvem”, assinala.

O jesuíta apresentou recentemente o livro ‘Superar o muro’, que recorda o abraço entre o Papa Francisco, o líder islâmico Omar Abboud e o rabino Abraham Skorka no Muro das Lamentações, Jerusalém, a 26 de maio de 2014.

É um gesto real, não é simbólico. Eles não quiseram fazer uma encenação para dizer algo simbolicamente significativo”, sublinha o autor, “é um gesto real entre três amigos”

O caminho do diálogo é, em primeiro lugar, o do encontro, do diálogo, ou seja o da amizade”, prossegue.

Um dia antes deste encontro, em Belém, o Papa apoiou a cabeça e a mão no muro da Cisjordânia, num gesto de “cura” em relação ao conflito israelo-palestino.

O Papa quis fazer o gesto de tocar uma ferida aberta, com um valor imparcial, diria, completamente para lá da lógica vítima-agressor”, observa o director de ‘La Civiltà Cattolica’.

Antonio Spadaro foi um dos participantes nomeados por Francisco para o último sínodo extraordinário dos bispos, sobre a família, no qual diz ter sido possível ver que, do ponto de vista do Papa argentino, “a doutrina está orientada para a salvação”.

Isso não significa que a doutrina seja desvalorizada, pelo contrário. Por vezes vi contrapor misericórdia a doutrina, mas a misericórdia é doutrina.
O Papa procura superar esta esquizofrenia que se manifesta nalguns casos”, precisa.

Jorge Mario Bergoglio, de 78 anos, foi eleito a 13 de Março de 2013 como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, escolhendo o inédito nome de Francisco; é também o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro pontífice sul-americano.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Sábado, dia 21 de Março, às 21:00 – Eucaristia em acção de graças à Senhora das Dores. No final, saída da Procissão.
Domingo, dia 22 de Março, às 9:15 – Festa do Pai-Nosso (2º ano da Catequese)

ATENDIMENTO
Na próxima Quinta-feira, das 16 às 19:00, em São Romão

CONFISSÕES QUARESMAIS
Na Terça-feira, 17 de Março, das 17 às 20:00, na Igreja.
Neste dia não se realiza se realiza a habitual Eucaristia.

PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS
No próximo Domingo, dia 22 de Março, pelas 15:00, Procissão do Senhor dos Passos com o Sermão do Encontro proferido pelo Frei Lima.

NOTAS
A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão ainda os andores do S. Pantaleão e Nossa Senhora de Fátima para a Procissão da festa de S. Cristóvão.
Contactem o Sr. José Gil – 91 530 62 60. Obrigado.

A Comissão de Festas a S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que no dia 18 de Abril (Sábado) realizará a Festa da Francesinha no Salão Paroquial do Muro pelas 20:00.
As reservas encontram-se disponíveis com o Sr. Carlos Campos – 96 849 52 33 e Sr. Joaquim Ribeiro – 96 461 25 93.

O Grupo de Jovens Juventude Sem Fronteiras do Muro, a partir do próximo Sábado terá no fim da Eucaristia Vespertina uma venda de bolos para angariação de fundos para a sua Peregrinação a Santiago de Compostela durante a Semana Santa.
Depois de não terem podido realizar a Peregrinação a Jerusalém, por motivos que lhes são completamente alheios, o Grupo de Jovens, optou programar uma peregrinação de cerca de trinta jovens a Santiago de Compostela.
Uma vez mais, conscientes de que esta peregrinação será uma experiência única, esperam que o seu trabalho na Comunidade possa reflectir isso mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário