Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 12 de março de 2016

ATÉ AOS PÉS DO IRMÃO


Na Audiência Jubilar deste Sábado o Papa Francisco falou de misericórdia e serviço

Recordou na sua catequese que com o lava-pés Jesus indicou «o serviço como o caminho a percorrer para viver a fé nele e dar testemunho do seu amor»
   
   
Na véspera do terceiro aniversário da sua eleição, o Papa Francisco quis dedicar a sua reflexão ao estreito vínculo entre misericórdia e serviço, evidenciando a necessidade que o «mandamento novo» anunciado por Jesus seja vivido no amor concreto, humilde, testemunhado «no silêncio e no escondimento».
Um amor que «se exprime na partilha dos bens materiais» e se manifesta também na capacidade de «confessar reciprocamente as nossas faltas» e de «rezar uns pelo outros para nos saber perdoar de coração».

«Quando te esqueces de ti mesmo e penses nos outros, este é amor» frisou, repetindo que «o lava-pés do Senhor ensina-nos a ser servos, mais ainda: servos, como ele foi servo por nós, por cada um de nós».

Resumo da Catequese da Audiência Jubilar de hoje:

Ao aproximar-se a festa de Páscoa, somos convidados a relembrar o gesto marcante que Jesus realizou antes de sua Paixão: o lava-pés.
Ao lavar os pés dos seus discípulos, Ele revela o modo como Deus age connosco e, ao mesmo tempo, dá-nos o exemplo do seu “novo mandamento”, para nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou.
Jesus indicava assim que o caminho para viver a nossa fé e dar testemunho do seu amor é o serviço.

De facto, amar significa oferecer aos irmãos um serviço concreto, humilde, feito no silêncio e sem publicidade.
Supõe colocar à disposição os dons que o Espírito Santo nos deu e partilhar os nossos bens materiais para que ninguém passe necessidade.
O lava-pés significa, enfim, confessar uns aos outros as nossas faltas e rezar para que saibamos perdoar de coração.
Assim, seguindo Jesus pela estrada do serviço, seremos misericordiosos como o Pai.



Fontes: Santa Sé; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário