Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de novembro de 2017

A OPÇÃO PELOS POBRES NO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO



A 19 de Novembro de 2017 celebra-se pela primeira vez o “Dia Mundial dos Pobres” instituído pelo Papa Francisco
   
   
O “Dia Mundial dos Pobres” foi instituído no âmbito da Carta Apostólica ‘Misericordia et misera apresentada a 21 de Novembro de 2016 no Vaticano e recolhe inspiração no Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Neste texto o Papa decidiu instituir o “Dia Mundial dos Pobres” decidindo que deve ser celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico.

O Papa Francisco escreve na sua Carta Apostólica ‘Misericordia et misera’, que marcou o final do Jubileu da Misericórdia:

À luz do «Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente», celebrado quando já se iam fechando as Portas da Misericórdia em todas as catedrais e santuários do mundo, intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres.

Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46).

Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada baptizado a reflectir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa (cf. Lc 16, 19-21).

Além disso este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização (cf. Mt 11, 5), procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene acção de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia.”


Na sua Carta Apostólica o Santo Padre recorda ainda os desempregados, os sem-abrigo, os sem-terra, as crianças exploradas e todas as situações que exigem uma “cultura de misericórdia” que combata a indiferença e a desconfiança entre seres humanos, convocando os cristãos para uma “revolução cultural” dos pequenos gestos “a partir da simplicidade” e afirmando que estamos a viver “o tempo da misericórdia”.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário