Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O CAMINHO DA VINGANÇA NÃO É O CAMINHO DE JESUS

Afirmou o Papa Francisco na Eucaristia celebrada para a Igreja de Mianmar

O Santo Padre encontrou-se ainda com os monges budistas e com os 22 bispos de Mianmar
   
   
Na Eucaristia celebrada, no Parque Kyaikkasan de Rangum, para a Igreja de Mianmar, o Papa Francisco dirigiu-se aos birmaneses com a sua saudação de boas-vindas, "Min gla ba", e logo depois recordou que em Jesus crucificado encontramos uma bússola segura, que pode guiar a nossa vida com a luz que vem de Deus.
E nas suas feridas podemos encontrar a fonte de toda a cura.

Sei que muitos no Mianmar carregam as feridas da violência, quer visíveis quer invisíveis.
A tentação é responder a estas lesões com uma sabedoria mundana que, como a do rei na primeira leitura, está profundamente deturpada.
Pensamos que a cura possa vir do rancor e da vingança.
Mas o caminho da vingança não é o caminho de Jesus”.

O “caminho de Jesus”, ressaltou o Papa, é radicalmente diferente, porque “quando o ódio e a rejeição O conduziram à paixão e à morte, Ele respondeu com o perdão e a compaixão”.
Portanto, no dom da Eucaristia, aprendemos a encontrar o descanso nas feridas de Cristo, e lá sermos purificados de todos os nossos modos distorcidos de viver, que tentamos em resposta à violência que recebemos.

Eu sei que a Igreja no Mianmar já está a fazer muito para levar o bálsamo salutar da misericórdia de Deus aos outros, especialmente aos mais necessitados.
Há sinais claros de que, mesmo com meios muito limitados, numerosas comunidades proclamam o Evangelho a outras minorias tribais, sem nunca forçar ou constringir, mas sempre convidando e acolhendo”.




Encontro com o Conselho Supremo "Sangha" dos Monges Budistas, no Centro Kaba Yae, lugar símbolo do budismo Thearavada, um dos templos budistas mais venerados em todo o sudeste asiático.
O Santo Padre encontrou-se com o Conselho Supremo Sangha Maha Nyaka, formado por 46 monges budistas.
O Comité vigia sobre o respeito do Vinaya, isto é as regras de conduta dos monges Theravada, que não se devem envolver em assuntos seculares.

O Papa considerou o encontro como “uma ocasião importante para renovar e fortalecer os laços de amizade e respeito entre budistas e católicos”.

Uma oportunidade também para afirmar o nosso empenho pela paz, o respeito da dignidade humana e a justiça para com todo o homem e mulher.”

Um testemunho comum dos líderes religiosos de que o mundo inteiro necessita, pois que

quando falamos de uma só voz afirmando o valor perene da justiça, da paz e da dignidade fundamental de todo o ser humano, damos uma palavra de esperança. Ajudamos os budistas, os católicos e todas as pessoas a lutarem por uma maior harmonia nas suas comunidades”

O Papa concluiu manifestando o desejo de que budistas e católicos possam caminhar juntos pela senda do trabalho lado a lado pelo bem de cada habitante da Terra, como diz São Paulo, carregando humildemente os pesos uns dos outros.


Em nome dos meus irmãos e irmãs católicos, exprimo a nossa disponibilidade para continuar a caminhar convosco e a espalhar sementes de paz e de cura, de compaixão e de esperança nesta terra. ”




O encontro com os 22 bispos de Mianmar na Catedral de Santa Maria foi o último compromisso do Papa Francisco nesta Quarta-feira.

O Papa sintetizou os seus pensamentos em três palavras: cura, acompanhamento e profecia.

Sobre a cura, o Santo Padre disse que o Evangelho é sobretudo uma mensagem de cura, reconciliação e paz e em Mianmar, esta mensagem tem uma ressonância especial, pois o país está empenhado em superar divisões profundamente radicadas e construir a unidade nacional.

A segunda palavra é acompanhamento:

Como bispos, as vossas vidas e o vosso ministério são chamados a conformar-se ao espírito de envolvimento missionário, sobretudo através de visitas pastorais regulares às paróquias e comunidades que formam as vossas Igrejas locais”.

Profecia, a terceira palavra do Papa aos bispos birmaneses:

Que a comunidade católica continue a ter um papel construtivo na vida da sociedade, fazendo ouvir a sua voz nas questões de interesse nacional, principalmente insistindo no respeito pela dignidade e os direitos de todos, particularmente dos mais pobres e vulneráveis”.

Terminando, o Papa Francisco exortou o episcopado a manter o equilíbrio tanto na saúde física como na espiritual e a crescer todos os dias na oração e na experiência do amor reconciliador de Deus:

"O primeiro dever do bispo é a oração".




Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário