Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 15 de março de 2018

D. MANUEL LINDA É O NOVO BISPO DO PORTO






D. Manuel sucede a D. António dos Santos falecido a 11 de Setembro de 2017
 
   
   
Como consta do boletim de hoje da Sala de Imprensa da Santa Sé,

O Papa Francisco nomeou Bispo da diocese do Porto (Portugal) SE Mons. Manuel da Silva Rodrigues Linda, até agora Ordinário das Forças Armadas para Portugal.


D. Manuel da Silva Rodrigues Linda [61 anos] nasceu na Freguesia de Paus, Resende, a 15 de Abril de 1956.
Frequentou o Seminário Menor de Resende, o Seminário Maior de Lamego e o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto onde terminou o curso superior de Teologia em 1980.
Foi ordenado presbítero a 10 de Junho de 1981, para a Diocese de Vila Real.

Ao longo dos anos desempenhou várias funções eclesiásticas: pároco, assistente diocesano da Acção Católica, Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico e responsável pela Pastoral Juvenil.
Foi também Capelão (alferes e tenente) do RI13 (Regimento de Infantaria de Vila Real), entre 1982 e 1985).
Mas, a principal, foi a de reitor do Seminário de Vila Real, cargo que desempenhou ao longo de 19 anos, e de Vigário Episcopal para a Cultura.
Foi, ainda, coordenador diocesano da pastoral e membro dos Conselhos Presbiteral, Pastoral e de Consultores.

Paralelamente à sua actividade eclesiástica, licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1987), em Teologia pela Faculdade de Teologia (Porto) da mesma Universidade (1988), obteve a licenciatura canónica (estudos de segundo grau, equivalente ao Mestrado) em Teologia, pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1991), e o doutoramento em Teologia, especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid (1998), com a tese “Andragogia política em D. António Ferreira Gomes“.

Ao longo dos anos foi leccionando em diversas Escolas (Escolas Básicas e Secundárias e na Escola de Enfermagem de Vila Real, nesta ao longo de cerca de três décadas) e, na Universidade Católica Portuguesa, nas Faculdades de Teologia e de Direito e na Escola das Artes.
Orientou diversas teses de licenciatura e mestrado e participou em diversos júris académicos.
Ocasionalmente, colaborou ainda com outras instituições de ensino superior, mormente com o Instituto Superior Miguel Torga/Escola Superior de Altos Estudos (Coimbra), Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para além da docência, na vida académica desempenhou diversas funções, tais como: director da Extensão de Vila Real da Faculdade de Teologia da UCP; membro da Comissão Pedagógica da FT – Porto; Coordenador do Programa Erasmus/Sócrates; membro do Conselho de Direcção da revista Humanística e Teologia; Membro do Conselho Pedagógico, etc.
É membro fundador do Centro de Estudos do Pensamento Português (UCP – Porto).
Para além de colaboração diversa em vários órgãos de comunicação social, publicou cerca de quatro dezenas de trabalhos científicos, entre artigos de revistas, obras colectivas, dicionários e enciclopédias, etc.

Foi nomeado bispo auxiliar de Braga, em 27 de Junho de 2009, pelo Papa Bento XVI, com o título de Case Mediane, tendo sido ordenado a 20 de Setembro desse ano.

A 10 de Outubro de 2013, o Papa Francisco nomeou-o Ordinário Militar para Portugal ou Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, para suceder a D. Januário Torgal Mendes Ferreira.
Canonicamente, tomou posse no dia 24 de Janeiro de 2014, em Fátima, perante os sacerdotes que trabalham no Ordinariato.
A 8 de Abril de 2014, foi nomeado Capelão Chefe por despacho conjunto dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna.

A nível da Conferência Episcopal Portuguesa, foi membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social, para a área da Saúde (de 2000 a 2014) e, a 29 de Abril de 2014, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade.


Sobre o Ordinariato Castrense:

Em virtude da Constituição Apostólica ‘Spirituali Militum Curae’”, de 21 de Abril de 1986, o então designado Vicariato Castrense passou a designar-se Ordinariato Castrense de Portugal.

Desde 1966 até Maio de 2000, o patriarca de Lisboa acumulou as suas funções com as de ordinário castrense.

Através do decreto n.º 387/87, de 17 de Março de 2001, João Paulo II decidiu anuir ao pedido formulado pela Conferência Episcopal Portuguesa, separando o múnus do Ordinariato Castrense de Portugal do de patriarca de Lisboa.

Pertencem ao Ordinariato Castrense e estão sob a sua jurisdição todos os fiéis militares e também aqueles que, por vínculo da lei civil, se encontram ao serviço das Forças Armadas; são também sectores integrantes as Forças de Segurança, ou seja, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.






Fontes: Santa Sé; Ordinariato Castrense; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário